Quarta, 21 Novembro 2018

haddadnaoelula

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que esteve à frente dos ataques ao PT no caso do Mensalão.  Haddad também  tem tentado se aproximar do PSDB e principalmente de Fernando Henrique Cardoso (FHC) através de uma campanha orientada por Jacques Wagner que, no segundo turno, busca costurar uma frente democrática com a ala centro da direita institucional brasileira.

Essa movimentação representa uma clara direitização do PT a partir dos setores mais reacionários que passaram a controlá-lo, principalmente do PT jurídico que é composto, além de Haddad, por José Eduardo Cardoso, Tarso Genro, Aloísio Mercadante, Dilma Rousseff, etc.

Fraude na urna eletrônica

Essa burocracia recalcitrante chega ao ponto de pedir para o TSE a remoção de conteúdo na internet que questiona a segurança das urnas eletrônicas. É uma postura escandalosa porque os resultados do primeiro turno das eleições são, no mínimo, supersuspeitos. Vários candidatos que saíram do quarto lugar, de uma hora para outra, no último minuto, chegaram em primeiro lugar como aconteceu no Rio de Janeiro, no Paraná, Minas Gerais e em outros lugares.

Casos escandalosos, com vários senadores importantes que não foram eleitos, como Dilma, Suplicy, Lindberg Farias, a filha de Eduardo Cunha, Romero Jucá, Eunício de Oliveira, Roberto Requião, etc. Com isso já se perde toda a articulação do "Centrão" que fica à mercê dos setores mais golpistas. O caso de Roberto Requião do Paraná, também é muito suspeito, porque apoiou as candidaturas de Ciro Gomes e de Haddad, que somaram quase 35%, mas não conseguiu uma votação nem sequer de 13% e não foi eleito. Ou seja, é obvio que aí houve uma fraude escancarada.

Nós fizemos um vídeo que pode ser acessado no nosso canal do Youtube Gazeta Revolucionária, com uma série de informações técnicas de especialistas indicando as fragilidades das urnas eletrônicas. Aliás, estas apresentam um grande problema porque não há auditoria. O Brasil é o único país no mundo onde é impossível fazer auditoria, tem que aceitar goela abaixo o que o TSE impõe.

Haddad: uma política de direita

Existe uma grande pressão para Haddad fazer uma autocrítica contra a corrupção no PT, contra Lula, contra Dilma e para, basicamente, levar o partido à direita de maneira bastante forte. Haddad está falando isso na matéria da Globo, ensaia a autocrítica, mas ainda avança com bastante dificuldades. Procura soltar uma coisinha aqui, outra lá, diz que faltou controle interno nas estatais e também tem criticado outros políticos pela corrupção e por enriquecer pessoalmente, timidamente, mas essa é a política.

O que acontece de fato é que a candidatura Haddad apoia a Lava Jato, esse que é o grande ponto. Em nenhum momento critica frontalmente a Lava Jato e adere totalmente à suposta campanha contra a corrupção. Essa campanha tem o problema grave em apontar a corrupção na Petrobrás como sendo responsável pela paralisação da economia no Brasil, quando foram os ataques da Lava Jato que paralisaram todas as empresas nacionais.

Enquanto isso, todas as multinacionais foram isentadas como a Alston, a Siemens e os bancos estrangeiros ligados à especulação financeira. Tem também o caso famoso de Mossack Fonseca, no Rio de Janeiro, quando se descobriu que havia corrupção da Rede Globo envolvendo o Panamá, pararam com a investigação, e assim sucessivamente.

Aí surge a questão, o que está acontecendo com a candidatura Haddad que leva uma campanha contra Bolsonaro pelas beiradas, falando que este é homofóbico, que não gosta de negros, que é violento, etc.? É uma campanha que Bolsonaro tira de letra, que nada traz para Haddad, nenhum ganho, nem sequer eleitoral.

Todos empurram Bolsonaro para o governo

Essa visão de Haddad de se aliar com o PSDB, de sondar Joaquim Barbosa, como fez anteriormente com Rodrigo Janot, que é um elemento da Lava Jato, para serem ministros da justiça, faz abertamente o jogo de Bolsonaro. Joga num campo em que Bolsonaro tira de letra.

Como o que foi feito na reunião logo após o 1º turno dos parlamentares eleitos do PT, onde se chegou a um único acordo que foi tirar a imagem de Lula das propagandas e a cor vermelha transformando-a em verde e amarelo. É exatamente a mesma coisa que direitizar a campanha de Haddad violentamente e permitir, dessa forma, a vitória de Bolsonaro.

E por que isso está acontecendo? Porque o resultado das eleições, mesmo que fraudado, compôs um novo Congresso bolsonarista, com um STF onde quem manda é um ex chefe do Estado Maior das Forças Armadas, que seria secretário do ministro Toffoli ou vice e versa, além da pressão do imperialismo para atacar os trabalhadores.

Acontece que ninguém quer fazer esse trabalho sujo e quer deixar Bolsonaro aplicando o plano do imperialismo e atacando os trabalhadores, para depois voltar por cima da carne seca em 2022.

O problema é que se esquece que está lidando com o fascismo, com o golpe militar. Na hora que Bolsonaro assume o governo, com o general Mourão por traz e o ultraneoliberal economista Paulo Guedes, eles vão tentar desmontar toda essa nova República de 1988, a começar pelo próprio PT e para isso não precisam de nada de novo porque todo o arcabouço jurídico já foi aprovado pelo próprio PT ( lei da ficha limpa de 2010, organizações criminosas 2014, lei anticorrupção que contém as delações premiadas em 2013, lei antiterror, autonomia da Polícia Federal, do Ministério Público, etc.).

Voto nulo contra essa farsa eleitoral

Surge aí a dúvida, se isso seria uma imposição da ala direita do PT e qual seria o papel de Lula? Devemos lembrar que quem elegeu Haddad para prefeito de São Paulo em 2012 foi Lula e numa aliança com nada menos do que Paulo Maluf, um elemento da extrema direita brasileira em cujo partido Bolsonaro esteve filiado por 20 anos.

É preciso avaliar isso: o que a candidatura de Haddad deveria fazer para enfrentar o bolsonarismo?  Deveria fazer como em 31 de março de 2016, chamar a mobilização dos trabalhadores contra a reforma trabalhista, da Previdência, contra as privatizações, contra a entrega do país, da Petrobrás, do setor elétrico, da educação, da saúde pública, do nióbio e de tudo, mas não estão fazendo nada disso.

Não estão mobilizando a população, estão vindo com diálogos secundários tipo defender a questão dos direitos gays e que Bolsonaro é racista. Acusam Bolsonaro de estar fugindo do debate, que ele realmente está fugindo, mas domina o debate nas redes sociais. Então, em resumo, temos uma politica do PT de conjunto direcionada a perder, direcionada pela ala direita do PT, mas o que se vê é que os demais setores do partido estão sendo levados a reboque, e Lula e a burocracia sindical já faz tempo que abandonaram a luta.

Em março de 2016 as manifestações começaram a esfriar porque a burocracia morre de medo de perder o controle dos aparatos e esta, como camada média da sociedade, parte da classe da pequena-burguesia, não quer saber se vem o fascismo, se o fascismo vai arrebentar com ela, nada disso. Como é pragmática, só quer saber do imediato.

Portanto, a única saída contra o avanço do golpe em geral é denunciar o golpe, denunciar o bolsonarismo, denunciar a capitulação de conjunto ao bolsonarismo, denunciar que estão entregando a campanha para salvar seus próprios privilégios, seus próprios cargos contra a população brasileira.  Por isso, voto nulo nesse circo eleitoral. Chamar a mobilização da população nas ruas, denunciando o imperialismo, o bolsonarismo, o golpe militar e a capitulação de todos os setores do PT ao avanço do golpe no Brasil.

+ Política

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

O circo eleitoral

O circo eleitoral

O ponto que devemos destacar nessa semana é a continuidade do circo eleitoral. O debate...

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

  O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva...

A China no mercado mundial

A China no mercado mundial

A China é um elemento muito importante de estabilidade do capitalismo mundial. Para estabilizar a...

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

Os erros da política do PT são mantidos ocultos aos olhos da maioria dos trabalhadores....

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr16 capa

 gr15capa