Quarta, 21 Novembro 2018

 lulanafrente


Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república. Emplacou em torno de 40% em relação aos demais candidatos e com chances de vencer no primeiro turno. Ele conseguiu essa vantagem, por ironia do destino, porque foi preso pela Operação Lava Jato. E o juiz Sérgio Moro, que considerou que prendendo o ex-presidente tiraria o PT do páreo da disputa eleitoral, foi o principal responsável pelo crescimento de sua candidatura.

Lula preso é muito melhor de votos do que o Lula solto.

Lula solto faria sua campanha defendendo o seu legado e tendo que responder a questionamentos que todos os outros candidatos fariam sobre a “corrupção na Petrobrás”, sobre “a crise econômica que o PT jogou o Brasil”, sobre o “péssimo governo Dilma, que redundou em impeachment”, sobre as acusações relativas ao triplex no Guarujá, sobre o sítio em Atibaia, etc., etc.

Lula preso é vítima de uma armação da extrema direita aplicada pelo Poder Judiciário e encabeçada pela Operação Lava Jato no meio de um golpe de Estado. O objetivo seria excluir definitivamente o PT da cena política brasileira com a desmoralização total do partido a partir da prisão de seu líder, por corrupção.

Estado Policial e Bonapartismo do Judiciário

A prisão foi a culminação de uma campanha que teve como ponto alto a denúncia do procurador da república, Deltan Dallagnol, em seu famoso PowerPoint, em que acusava o ex-presidente Lula de ser “o comandante máximo do esquema de corrupção na Petrobras”.

O problema é que eram acusações sem provas concretas, apenas por “convicção” pessoal. E a acusação que redundou na prisão, de que Lula era proprietário “oculto” do triplex do Guarujá, só se baseava em delação premiada.

 Léo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS, afirmou que deu o apartamento a Lula em contrapartida a favorecimento em contratos entre a OAS e a Petrobrás. Mas isso era exatamente o que o juiz Sérgio Moro queria ouvir, e como já pairava no ar a suspeita de armação nas delações premiadas, ficou evidente a perseguição política.  

Some-se a isso o fato de que o TRF-4 julgou o recurso do PT em tempo recorde, os juízes já foram com o voto escrito de véspera e depois negaram todos os recursos e todos os habeas corpus, passando pelo STJ e chegando até o STF.

E todo esse processo foi encaminhado com medidas de exceção, por cima da legislação vigente com abuso de conduções coercitivas, prisões preventivas sem provas, delações premiadas manipuladas, perseguições políticas e prisões políticas. E até por cima da Constituição Federal, desrespeitando o artigo 5º, inciso LVII, que diz “Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, ou seja, até que haja possibilidade de recurso.

Uma inflexão no processo golpista

E tudo era amplamente divulgado pela imprensa golpista, num viés depreciativo e escancaradamente contra o ex-presidente. Porém, o efeito contrário se deu porque o povo não é bobo. A população em geral conseguiu identificar uma perseguição orquestrada pelo Judiciário e a grande imprensa, notoriamente a Rede Globo, contra Lula e o PT.

Considerando a situação política de total repúdio ao governo golpista de Temer, o vice-presidente que promoveu o golpe contra a presidente Dilma Rousseff. E a população sofrendo na carne os grandes ataques ao seu nível de vida, com desemprego, inflação e aumento da violência, facilmente lembra que no tempo de Lula não era assim.

E é comum o bordão que se manifesta na consciência coletiva do conjunto da população e principalmente das pessoas mais pobres, de que “no governo de Lula a vida era melhor”.

Por aí, mesmo que Lula seja impedido de concorrer, há grandes chances de transferir votos para Haddad numa quantidade suficiente para que vá para o 2º turno. E tudo indica que a disputa será entre Haddad e Bolsonaro.

Como já vimos falando, nenhum deles é o candidato do imperialismo. Na verdade, a crise do golpe, como consequência da crise política do imperialismo norte-americano, se manifesta com a grande intenção de voto em Lula e em que o imperialismo ainda não conseguiu emplacar um candidato ideal.

Tentativa do imperialismo de emplacar um “outsider”?

Alckmin também nunca foi o candidato do imperialismo. Tanto que se uniu ao Centrão. E todos os partidos do Centrão assim como o PSDB são alvos do imperialismo através da Operação Lava Jato.

O setor dirigente da burguesia, a elite financeira, pela falta de opções, poderia preferir Alckmin. Mas este é inviável eleitoralmente, ainda que tenha potencial (coligações/tempo Rádio e TV).

Na dúvida, o imperialismo está tentando alavancar a candidatura de João Amoêdo, presidente do Partido Novo, fundado em 2011, de extrema direita e ligado aos bancos. É um partido de banqueiros. Curiosamente, a cor laranja do Partido Novo é a mesma cor do banco Itaú/Unibanco, o maior do país.

Amoêdo é banqueiro. Foi vice-presidente do Unibanco. Compõe o Conselho de Administração do Itaú BBA. O BBA era um banco de investimentos que foi comprado pelo Itaú. Itaú BBA é o setor que gerencia os maiores clientes do Itaú/Unibanco.

João Amoêdo é ultraneoliberal e de extrema direita, defende a privatização da Petrobrás, CEF, BB, ECT, e de “tudo o que puder ser privatizado”. Defende a reforma da previdência, a lei do teto de gastos, e diz que dá pra “melhorar” a reforma trabalhista.

Esta semana, pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual, confirma as anteriores, da semana passada (CNT, IBOPE, DATAFOLHA). O questionamento Com Lula: Lula 35%/Bolsonao 22%. Sem Lula: Bolsonaro 24%/Marina 15%.

A novidade é o Amoêdo, que está com 4%. E na espontânea, quando não é apresentado o nome do candidato, Amoêdo passa na frente de Alckmin, Marina e Ciro Gomes. É uma pesquisa encomendada especialmente para promovê-lo, mas que pode indicar uma candidatura alternativa da extrema direita. Pois aparece como “outsider”, contrário aos partidos políticos e à política tradicional, prometendo uma renovação na política, tentando aparecer como o novo. 

A tendência é a polarização social também nas eleições

Temos que acompanhar. Principalmente a partir de sábado, dia 1º de setembro, quando começa a propaganda no rádio e na TV. Hoje, a polarização está sendo entre Lula e Bolsonaro. A tendência é que seja, a partir de setembro, entre Haddad e Bolsonaro. E num 2º turno entre Haddad e Bolsonaro, Haddad tem mais chances.

Por isso a burguesia, ainda que não tenha um candidato definido, sabe quem ela tem que combater. Que é  PT, Lula e  Haddad. Por isso o TSE marcou uma sessão extraordinária para sexta-feira, dia 31 de agosto, para julgar e impedir a participação de Lula no horário eleitoral.

Também o Ministério Público de São Paulo propôs uma ação civil pública de improbidade administrativa contra Haddad por enriquecimento ilícito devido a suposto uso de Caixa 2  para pagar as dívidas de campanha eleitoral de 2012 pela empreiteira UCT Engenharia.

Ainda, o Ministério Público Eleitoral pediu a quebra de sigilo das empresas que vendem elogios na internet a candidatos do PT e do PR e pediu, também, que a Apple informe todos os usuários que baixaram os aplicativos O Brasil feliz de novo e Follow. Até o Twiter foi intimado para fornecer dados cadastrais de usuários.

Obviamente a intenção é  barrar todo e qualquer apoio de Lula a Haddad evitando a transferência dos votos do ex-presidente para o atual vice, na medida em que este passe a ser o cabeça de chapa com a provável impugnação da candidatura Lula.

Também, é evidente a tentativa de desgaste da imagem de Haddad, enquanto se espera para ver qual o candidato da direita se destaca para que a burguesia possa tentar a unificação em torno deste, para melhor seguir adiante com os intentos golpistas.

#00confirma

+ Política

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

O circo eleitoral

O circo eleitoral

O ponto que devemos destacar nessa semana é a continuidade do circo eleitoral. O debate...

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

  O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva...

A China no mercado mundial

A China no mercado mundial

A China é um elemento muito importante de estabilidade do capitalismo mundial. Para estabilizar a...

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

Os erros da política do PT são mantidos ocultos aos olhos da maioria dos trabalhadores....

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr16 capa

 gr15capa