Quarta, 21 Novembro 2018

circoeleitoral

O ponto que devemos destacar nessa semana é a continuidade do circo eleitoral. O debate da Rede TV foi mais do mesmo circo, como se tudo continuasse na mais perfeita democracia, na Suíça no ano de 1900. Não há golpe de Estado. Não se prepara um grande ataque contra os trabalhadores. Não existe imperialismo. Não há luta de classes. A classe operária não quer lutar, então vamos direcionar tudo para salvar os cargos no aparato do Estado burguês.

A crise mundial do capitalismo tende a aprofundar

O que há por trás de todos esses mantras? Temos de avaliar que existe um contexto no Brasil que está influenciado pelo aprofundamento da crise mundial, que na década de 1980 surgiu como resultado da crise mundial de 1974 e que o imperialismo, principalmente o norte-americano, controlou por meio das políticas neoliberais, aproveitando a entrada em cena milhões de trabalhadores chineses que ganhavam uns poucos dólares por mês.

Em cima de uma grande pressão política, mas também da crise econômica, as mobilizações dos trabalhadores europeus, principalmente poloneses, que vinham ocorrendo, no Leste Europeu, desde 1953, se intensificaram no início da década de 1980 e atingiram seu ápice em 1989 com a queda do muro de Berlim e com a queda do bloco soviético.

Começa, então, uma grande campanha do imperialismo em conluio com a burocracia soviética, com uma propaganda fortíssima de que não tinha mais revolução, não tinha mais imperialismo, não tinha mais esquerda, não tinha mais classes sociais, não tinha mais luta de classes, não tinha mais nada.

Agora era a vez da suposta "democracia", que nada mais era que uma brutal ditadura do grande capital que pretendia retirar todos os direitos dos trabalhadores para salvar os lucros dos capitalistas.

Isso deu lugar a um monte de implosões, já a partir de 1989 como o "Caracazo" na Venezuela. Resultou também em muitas crises na década de 1990, como a crise da Turquia, do México, da Rússia, dos Tigres Asiáticos, da Argentina, do Brasil e outros. Explode a crise de 2008 que não se fechou.  Até 2012 houve um certo controle em cima de um enorme volume de dinheiro público e agora está para estourar novamente.

 No meio do golpe, a esquerda em plena campanha eleitoral

No Brasil, hoje, o imperialismo norte-americano está tentando colocar um novo modelo, baseado no de 1964, para ser implementado em toda a América Latina.

Para a nossa esquerda, a começar pelo PT, pelo PSOL, PSTU e os demais, não existe nada disso. O que há é a democracia, tem de participar das eleições para Bolsonaro não ganhar. Estão fazendo o papel de palhaços porque é óbvio quem vai ganhar essas eleições. O principal candidato, Lula, está na cadeia, vítima de uma armação totalmente fraudulenta.

Ainda, há poucos dias atrás, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu parecer de que Lula deveria ter a possibilidade de ser candidato e de participar da campanha eleitoral, mesmo preso, até que o processo passasse em todas as instâncias do judiciário. O que não é nada de muito democrático porque há um golpe de Estado do judiciário no Brasil, mas Lula deveria ter a possibilidade de participar, como candidato, dos debates mesmo que seja por videoconferência, dos programas eleitorais da TV, etc.

O Brasil, onde houve um golpe parlamentar, que evoluiu para um golpe do Judiciário, simplesmente vai ignorar essa deliberação das Nações Unidas, desrespeitando tratados que o país assinou e que deveria se submeter. Isso porque há uma decisão de que Lula não deve participar.

Para o imperialismo, a política de Lula é uma política muito cara no sentido de que para ele controlar os trabalhadores em seus governos comprou 150 mil sindicalistas para o cargo de chefia, comprou todos os movimentos sociais com muita verba dos ministérios e, agora, devido ao aprofundamento da crise, não há dinheiro para isso.

É uma decisão que passa por cima de todo arcabouço jurídico, Lula não ser candidato. O PT sabe disso e a alta cúpula do partido é até cúmplice. Lula se entregou de mão beijada, sem nenhuma resistência à Polícia Federal ou ao poder judiciário. Não houve nenhuma mobilização, simplesmente se entregou porque confia na justiça golpista.

O PT não chamou nenhuma mobilização dos trabalhadores porque tem medo de ele próprio ser ultrapassado. Os principais militantes do PT agora são os seus advogados.

Como se estivéssemos na mais perfeita democracia

Já vimos onde isso vai dar. O ministro que, por coincidência, vai ser relator no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do pedido de registro da candidatura Lula e que também relatará os pedidos de impugnação dessa mesma candidatura, será Roberto Barroso, o mais direitista e mais antipetista de todos.

A presidente do TSE Rosa Weber já disse o que vai acontecer com a candidatura Lula. Raquel Dodge, que seria uma suposta legalista, questiona a candidatura no TSE tomando a linha de frente do ator pornô, Alexandre Frota, do MBL e do partido Novo, toda a extrema direita.

Raquel Dodge tinha dito no final do ano passado, em cima de uma decisão da Corte Interamericana dos Direitos Humanos, que o Brasil iria respeitar, como não poderia deixar de ser, todas as suas decisões, numa política que estava direcionada, na época, contra a Venezuela.

O que temos no Brasil é uma situação de golpe em alto grau onde existe uma bolha que envolve o PT, Boulos, Ciro Gomes e sem contar toda a extrema direita, e estes vivem nesta bolha onde não haveria golpe nenhum. Onde haveria a mais plena democracia e que se teria que participar nas eleições.  

Porém, essas eleições têm um único objetivo, que é aplicar um grande ataque contra os trabalhadores. São eleições altamente fraudulentas, totalmente manipuladas para impor um regime muito mais duro. Mesmo assim o imperialismo está com enormes dificuldades para poder aplicar essa política devido à grande crise que essa direita se encontra. Não conseguiu colocar em pé nenhuma candidatura outsider como, por exemplo, tipo Luciano Huck ou Joaquim Barbosa, que foi presidente do STF.

Isso tudo é dentro da "mais perfeita democracia", mas democracia onde os candidatos são quem? Alckmin, que agora é apoiado por Temer, diretamente, conforme ele falou recentemente na entrevista à Folha de São Paulo, que por sua vez, é apoiado pelo centrão que o imperialismo quer implodir.

+ Política

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

O circo eleitoral

O circo eleitoral

O ponto que devemos destacar nessa semana é a continuidade do circo eleitoral. O debate...

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

  O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva...

A China no mercado mundial

A China no mercado mundial

A China é um elemento muito importante de estabilidade do capitalismo mundial. Para estabilizar a...

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

Os erros da política do PT são mantidos ocultos aos olhos da maioria dos trabalhadores....

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr16 capa

 gr15capa