Quarta, 16 Janeiro 2019

lulaweberbarroso
 

O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia do prazo, 15 de agosto, sob a coligação “O Povo Feliz de Novo” composta por PT/PCdoB/PROS. O candidato a Vice-presidente é Fernando Haddad (PT/SP).

O TSE controlado pela ala mais reacionária do STF

A nova composição do TSE tem como presidente a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber. A vice-presidência ficou com o também ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que também é o relator do registro da candidatura de Lula. O terceiro ministro do Supremo é Luiz Edson Fachin. O Corregedor será Jorge Mussi do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Completando os sete membros do tribunal, temos ainda outro membro do STJ, Napoleão Nunes Maia Filho e dois advogados, Admar Gonzaga Neto e Tarcisio Vieira Neto.

O que salta à vista é que os ministros do Supremo, que são os que dão a dinâmica nos julgados do TSE, são todos pertencentes à ala mais reacionária, que formou maioria para negar o habeas corpus ao ex-presidente Lula no primeiro semestre. Maioria esta formada pelo esdrúxulo voto da ministra Rosa Weber, que dizia “seguir a maioria” quando o seu voto era o que fazia a maioria, pois o placar final da votação foi 6x5.

Pelo trâmite legal, conforme o rito instituído pela Lei Complementar 64/1990 (Lei das Inelegibilidades), a arguição de inelegibilidade poderá ser feita por qualquer cidadão, partido político, coligação ou Ministério Público, no prazo de cinco dias após a publicação no diário oficial do pedido do registro do candidato.

Mas a afoiteza dos golpistas é tamanha, que já no mesmo dia do registro da candidatura, muito antes da publicação dos pedidos de registro, três solicitações de impugnação foram protocoladas no TSE. Do movimento Brasil Livre (MBL), do ator pornô Alexandre Frota (PSL/SP) e do advogado Fernando Aguiar dos Santos.

Raquel Dodge pede liminar para cassar Lula desde já

Até aí, tudo bem. Normal a postura ridícula da extrema direita. A novidade fica por conta do Ministério Público, que, atropelando a lei, apresentou seu pedido de impugnação na noite do dia 15 de agosto, imediatamente após a divulgação do nome do relator, Luís Roberto Barroso.

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, não se fez de rogada e, em claro lance digno de um Estado de exceção, forçou a barra para, não respeitando o trâmite legal e sem esperar abrir o prazo para apresentar impugnações, solicitar uma liminar que rejeitasse o pedido de registro da candidatura do ex-presidente e que a este  não fosse permitido fazer campanha “sub judice” (com o processo em andamento).

Assim, com um canetaço do TSE, se evitaria que Lula fizesse campanha, principalmente no rádio e TV, que inicia em 31 de agosto. Também evitaria que fosse colocada a fotografia de Lula na urna eletrônica que se dará em 18 de setembro, uma vez que pela Lei das Eleições o prazo para julgamento dos registros de candidatura é 17 de setembro.

Essa proposta golpista da Procuradora-Geral da República faria com que Lula fosse impedido de se candidatar e de fazer campanha desde já, sem esperar o resultado de um processo “normal”, pois já não dá para se falar em normalidade jurídica no país hoje.

Rosa Weber manobrando com a relatoria para impedir candidatura “sub judice”

Combinando com essa proposta execrável de Raquel Dodge, está a manobra de Rosa Weber de tirar o ministro Admar Gonzaga da relatoria do processo de impugnação da candidatura Lula e passar para Luis Roberto Barroso.

Aqui houve mais um atropelo da lei, pois o ministro Admar Gonzaga já havia recebido três ou quatro pedidos de impugnação do registro da candidatura petista. Normal seria que os demais pedidos fossem distribuídos pra ele “por dependência” e que ele relatasse essas solicitações para o plenário do TSE.

Observemos que Roberto Barroso já era o relator do pedido de registro da candidatura. E Rosa Weber escanteou Admar Gonzaga e deu para Barroso também a relatoria dos pedidos de impugnação.

Isso cheira mal. Roberto Barroso é um ministro com posições de extrema direita, abertamente antipetista, que compõe a 1ª Turma do STF, que é a turma reacionária por excelência. Ele não teria dificuldade em aceitar a proposta do Ministério Público e numa liminar barrar desde já a candidatura de Lula.

Ainda que tenha dito que “respeitaria os prazos legais”, é certo que Barroso não deixará o ex-presidente Lula concorrer nessas eleições “sub judice”, pois correria o risco de ver Lula eleito já no 1º turno e a batata quente ficar nas mãos do Poder Judiciário de ter que decidir sobre a posse e o mandato.

A crise do golpe se manifesta pela falta de uma candidatura viável de extrema direita

E todo esse movimento, também tem por objetivo a consequente redução da possibilidade de transferência de votos para Haddad.

O desespero da direita se dá porque, em última análise, eles têm que cumprir a ordem de seu chefe, o imperialismo norte-americano. E a ordem é evitar que o PT volte ao governo, em primeiro lugar, e eleger, na medida do possível, um elemento de direita para aplicar os planos imperialistas de espoliação do país.

E esse desespero é justificado devido a que o imperialismo não conseguiu emplacar um candidato de extrema direita. As candidaturas “outsiders” não prosperaram, prevaleceu o sistema controlado pelos partidos tradicionais devido à crise política sem precedentes e à necessidade de cada um manter o seu espaço no espectro político.

Com a crise das candidaturas da direita, está colocada a possibilidade de, se Lula conseguir transferir seus votos, Haddad vá para o segundo turno com possibilidade de se eleger presidente. Isso acendeu a luz vermelha no golpismo.

Por isso já nem se preocupam em manter uma aparência de legalidade, o próprio Ministério Público, denominado “guardião da lei”, é o primeiro a atropelar a legalidade democrática para evitar uma derrota importante do golpe.

A possibilidade de Fernando Haddad ir para o 2º turno

A tendência da candidatura de Bolsonaro é começar a decair se a de Alckmin, com todo o aparato do centrão, tempo de TV e dinheiro, começar a reagir. Álvaro Dias, Meirelles e cabo Daciolo tiram voto de Bolsonaro.

A imprensa também não está poupando o capitão da reserva. O caso da funcionária fantasma, Walderice Santos da Conceição, que vende açaí na praia em Angra dos Reis (RJ), está tendo bastante repercussão. Até as ações do Facebook de remoção de perfis no Brasil, de grupos, contas e robôs, também prejudicaram a candidatura de Bolsonaro, pois eram todos de elementos da extrema-direita.

Assim sendo, Haddad e Alckmin disputariam o 2º turno.

Porém, há a possibilidade de Jair Bolsonaro manter seus fiéis eleitores e Alckmin, como está sendo bombardeado por ter conquistado o apoio do centrão, e mesmo por ter aderido ao centrão, não cresça o suficiente e Bolsonaro acabe indo para o 2º turno com Haddad.

O menos provável é que Lula não transfira voto nenhum para Haddad e o 2º turno seja entre Bolsonaro e Alckmin. E o PT, fazendo frente com o centrão, apoie Alckmin para presidente.

Essas eleições são tão anormais, devido a que se dão no meio de um golpe de Estado e são manipuladas pela burguesia para que sejam legitimizadoras deste golpe, que todas as máscaras caem. A possibilidade de o PT apoiar o PSDB, com a desculpa de que Bolsonaro não pode se eleger, está colocada na realidade, pois afinal de contas o PT já está coligado com a direita golpista em mais de 15 estados da federação.

+ Política

Campanha pela Liberdade de Cesare Battisti

Campanha pela Liberdade de Cesare Battisti

O ativista italiano Casare Battisti foi preso na noite de ontem, 12 de janeiro, em...

Por que é inevitável um levante dos trabalhadores?

Por que é inevitável um levante dos trabalhadores?

  Por Florisvaldo Lopes Com a crise estrutural do capitalismo, a tendência é de muito...

A luta no mínimo

A luta no mínimo

 Bolsonaro tomou posse no dia 1º de janeiro de 2019 com enorme deslocamento de tropas...

Todo apoio à Venezuela!  Abaixo a agressão imperialista!

Todo apoio à Venezuela! Abaixo a agressão imperialista!

A posse de Jair Bolsonaro no dia 1º de janeiro, foi um momento importante para...

PT e CUT, versão light 2019

PT e CUT, versão light 2019

  Esse início de 2019 marca uma virada histórica na situação nacional e no movimento...

Por una campaña internacional en defensa de Venezuela

Por una campaña internacional en defensa de Venezuela

  ¡Contra la agresión imperialista a Venezuela! ¡Qué Maduro arme a todos los trabajadores!  ...

An international campaign in defense of Venezuela

An international campaign in defense of Venezuela

  No to the imperialist aggression against Venezuela! Maduro must weaponize all the workers!  ...

Por uma campanha internacional em defesa da Venezuela

Por uma campanha internacional em defesa da Venezuela

    Contra a agressão imperialista à Venezuela! Que Maduro arme todos os trabalhadores!  ...

Venezuela como expressão da crise mundial

Venezuela como expressão da crise mundial

O ano de 2018 encerra com um claro aprofundamento da crise capitalista mundial. A economia...

A morte do PT e a construção do Partido Revolucionário

A morte do PT e a construção do Partido Revolucionário

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Melo concedeu liminar...

Qual o significado do fim do lulismo?

Qual o significado do fim do lulismo?

Às vésperas da posse de Bolsonaro como presidente da República, se projeta um ano de...

O fim da esquerda oportunista

O fim da esquerda oportunista

As declarações públicas do presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, representaram um...

O parasitismo financeiro contra o Brasil

O parasitismo financeiro contra o Brasil

No dia 13 de dezembro de 2018, a Câmara dos Deputados quase aprovou a Lei...

Os escândalos contra Bolsonaro: regime militar aberto

Os escândalos contra Bolsonaro: regime militar aberto

Recentemente, estouraram vários escândalos sobre a família Bolsonaro. Vários deles se relacionam com revelações do...

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

A crise está instalada no futuro governo com a denúncia de corrupção contra a família...

O que está acontecendo na França?

O que está acontecendo na França?

Os protestos que têm acontecido na França nas últimas semanas representam um dos principais sintomas...

A classe operária entrará em movimento?

A classe operária entrará em movimento?

A situação de levante popular na França indica uma mudança na situação da luta de...

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou esta semana o julgamento de...

O fim do Lulismo

O fim do Lulismo

  A condenação de Lula de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção...

Liberdade para Lula!  Fora Bolsonaro e o golpe militar!

Liberdade para Lula! Fora Bolsonaro e o golpe militar!

O depoimento de Lula no dia 14 de novembro, sobre o processo do sítio de...

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

Gazeta Revolucionária [pdf]