Domingo, 16 Dezembro 2018

porumfio


A situação do Brasil é gravíssima devido o alto grau de desemprego. O desemprego não é de 7 a 10% como se fala, mas é algo em torno de 70%, as informações podem ser encontradas no IBGE. Estamos denunciando a camuflagem dos números oficiais há alguns anos.  Considerando que a população ativa, segundo os dados oficiais do próprio IBGE, é de 105 milhões o desemprego estaria realmente em torno de 70%. Segundo esses próprios dados haveria uma população ativa de 120 milhões, dos quais 65 milhões não trabalham e a população dos que trabalham está caindo mais ainda. São 32,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada só que a maioria desses recebem um salário mínimo.

Ou seja, o grande sintoma do aprofundamento da crise capitalista no Brasil, que é o desemprego, a inflação e a carestia de vida, estão em total disparada, sem nenhuma perspectiva de melhora. O que se pode dizer é que existe uma situação de crise generalizada o que reflete nas candidaturas que apareceram até agora paras as eleições presidenciais. Não há projeto político, nenhuma proposta política em que se possa acreditar para tirar o país da bancarrota.

Alckmin com o apoio do setor mais podre do Congresso

A candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin em aliança com o Centrão vai ter a maior parte do horário eleitoral, o que equivale a quase 40% do total e que será 40 vezes maior que o tempo de Bolsonaro, como a Globo faz questão de frisar, conseguiu esse apoio em cima de acordos como o efetuado com Valdemar Costa Neto, cacique do PR que já esteve preso no processo do Mensalão e que está na mira da Lava Jato, mas não conseguiu o apoio do filho de José Alencar, Josué Gomes. Alckmin estava disputando o apoio do Centrão com Ciro Gomes. Mesmo assim é uma candidatura de alta crise, em cima de alianças com elementos que estão no eixo das denúncias sobre corrupção.

Bolsonaro, uma aventura perigosa

A candidatura Bolsonaro está semi implodida porque ele é visto como um elemento folclórico, muito truculento, muito descontrolado, destemperado e por mais que a burguesia tente enquadrá-lo não acredita muito nele. É muito mal visto pelas declarações, pelo apoio aberto à ditadura militar, ao massacre dos sem-terra em Eldorado de Carajás em 1996. Solta uma imbecilidade atrás da outra e é visto como um fator de grande desestabilização.

O imperialismo queria um outsider

A grande candidatura que o imperialismo gostaria de apoiar no Brasil seria uma que corresse por fora do parlamento, mas não conseguiu viabilizar e ocorreu uma grande crise. Para aqueles que achavam que Alckmin seria o candidato ideal para o imperialismo ou que Bolsonaro seria produtivo porque colocaria militares no governo, a situação mostrou que há uma profunda crise porque o que o imperialismo gostaria de viabilizar seria uma candidatura no estilo de Luciano Huck, de Joaquim Barbosa (ex-presidente do STF) ou de Carmem Lúcia. Seria um "outsider" que corresse por fora do jogo eleitoral e por fora dos partidos mais tradicionais e que, assim, impusesse um governo mais duro para impor grandes ataques contra os trabalhadores que é o grande objetivo do imperialismo.

O lulismo faliu

A candidatura de Lula é irreal, mas parece que nem todos sabem disso. Não se trata de o imperialismo gostar ou não de Lula. Obviamente que o imperialismo gosta muito de Lula. Então por que o mantém preso? Ultimamente a política do PT foi um desastre para o imperialismo porque, no momento em que a crise mundial escalava e as grandes empresas não conseguiam mais extrair lucros da produção, e precisava aumentar muito a espoliação financeira e os ataques contra os trabalhadores, principalmente no quintal traseiro do imperialismo que é a América Latina, os governos petistas não conseguiam fazer as reformas requeridas. A política Lula era muito cara porque, para estabilizar a crise brutal que o governo Fernando Henrique havia deixado, precisou comprar por meio de cargos de chefia nas empresas públicas  cerca de 150 mil trabalhadores e cooptou,  por meio de dinheiro dos ministérios, praticamente todas as direções dos movimentos sociais.

A Globo golpista

Embora haja uma disputa entre a família Marinho e o imperialismo sobre quem vai controlar a rede Globo, esta encabeça juntamente com a extrema direita a campanha do imperialismo para fritar a ala centro do regime que é considerada muito fisiologista, muito cara, tanto o PT como o PSDB e, e, principalmente o MDB.  O imperialismo precisa de um governo mais barato, que entregue de bandeja todos os recursos do país para o grande capital. Isso explica a campanha da rede Globo contra Bolsonaro, que elogia por um lado mas ataca por outro, contra Alckmin, que tem uma série de processos na Lava Jato e contra setores do DEM e do MDB como Eduardo Paes, Garotinho e outros, que fazem parte dessa política. O papel da Rede Globo é de encurralar todos os candidatos com reais chances de vencer a eleição e coloca-los na mira de denúncias e deixa-los reféns para que apliquem a política dos grandes monopólios internacionais.

O PT na defensiva

Enquanto o imperialismo avança nos ataques o PT faz uma política totalmente desastrosa de entregar Lula à Polícia Federal levando tudo pela via legal, pela luta jurídica , sendo que a única maneira de barrar o golpe teria sido mobilizando as massas. O PT teria condições absolutas de chamar greves e protestos e não chama porque, como é formado por uma cúpula burocrática estruturada nos aparatos, tem medo de que essa cúpula seja ultrapassada pelo movimento de massas. Então fica no jogo de STF aqui, STF lá, de "vamos libertar Lula" para ser candidato, "vamos fazer um festival no Rio de Janeiro" para apoiar sua candidatura, "vamos chamar uma manifestação" para que Lula consiga inscrever a candidatura no dia 15 de agosto e assim sucessivamente.

Em cima do jogo político houve toda uma manobra para neutralizar Ciro Gomes e o PSB. A aliança do PT com o PSB em cinco estados do nordeste conseguiu neutralizar Ciro Gomes porque este seria o cabeça da Frente de Esquerda, por um lado, mas por outro, poderia implodir o PT de uma vez, na sua política direitista. Essa política do PT tem um alto custo e aqui se aplicaria a célebre frase do "papa" do neoliberalismo Milton Friedman de que "não existe almoço grátis". A coligação com o PSB em Pernambuco em detrimento da pré-candidata do PT Marília Arraes, abriu uma crise enorme com o afastamento da base petista. O PT está cheio de crises e só não implode pela intervenção e autoridade do próprio Lula. Por exemplo, no congresso do partido,  em julho do ano passado, conseguiu estabilizar e impediu um racha do partido, principalmente se a Articulação encabeçada pelo senador pelo Rio de Janeiro Lindbergh Farias tivesse vencido, quando conseguiu manobrar e impôs  a senadora pelo Paraná Gleisi Hoffmann como presidente.

Essa situação de crise generalizada de todos os setores do regime que vai desde o PT até Bolsonaro e outros reflete a crise geral do capitalismo brasileiro dentro da crise global.

A crise mundial é muito grande. Na América Latina o imperialismo tenta apertar cada vez mais o eixo porque é um lugar onde esse controla melhor, é seu próprio quintal traseiro, em cima de uma crise que só aumenta no mundo.

+ Política

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

A crise está instalada no futuro governo com a denúncia de corrupção contra a família...

O que está acontecendo na França?

O que está acontecendo na França?

Os protestos que têm acontecido na França nas últimas semanas representam um dos principais sintomas...

A classe operária entrará em movimento?

A classe operária entrará em movimento?

A situação de levante popular na França indica uma mudança na situação da luta de...

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou esta semana o julgamento de...

O fim do Lulismo

O fim do Lulismo

  A condenação de Lula de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção...

Liberdade para Lula!  Fora Bolsonaro e o golpe militar!

Liberdade para Lula! Fora Bolsonaro e o golpe militar!

O depoimento de Lula no dia 14 de novembro, sobre o processo do sítio de...

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr19 capa

Números Anteriores


AcordaTI 01capa  


 manifesto periferia capa.fw


Acorda Educador 0 capa