Sábado, 18 Agosto 2018

batman  

Para avaliar em que ponto o golpe de Estado no Brasil se encontra hoje precisamos considerar que a situação nacional está vinculada a fortes pressões da política mundial,  que avançam progressivamente, que não estão paradas, e que a cada nova ação de um dos fatores que estão em campo, desencadeia outra série de fatores.

O que temos afirmado é que, para entender a nossa realidade, Marx deixou uma série de orientações no famoso livro de 1851, O Dezoito Brumário de Luis Bonaparte, que continuamos a recomendar para todos lerem, onde ele mostra como cada ação reacionária de todas as alas ligadas ao regime, aproximava cada vez mais a hora do golpe de Estado bonapartista que seria dado pelo sobrinho de Napoleão Bonaparte, Luis Bonaparte. Então, o que está escrito ali é o que está se repetindo hoje no Brasil, em toda a América Latina e em boa parte do mundo.

Precisamos colocar algumas peças que estão em jogo aqui e avaliá-las. Em primeiro lugar temos que ter claro que aconteceu um golpe de Estado parlamentar contra a presidenta Dilma, mas este evoluiu rapidamente para um golpe de Estado do Judiciário.

A crise do STF é o principal empecilho, hoje, para o avanço do golpe

O Judiciário impõe por uma série de mecanismos como a Operação Lava Jato e os juízes do Judiciário no geral, uma série de políticas contra o congresso, contra o poder executivo, etc. Mas o grande problema que temos nesse momento, e essa é uma avaliação fundamental, é que o empecilho principal para que o golpe avance em termos práticos e imediatos, nesse momento, é o próprio Poder Judiciário e especialmente o Supremo Tribunal Federal (STF), onde tem acontecido uma série de idas e vindas.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que a reforma trabalhista só vale para contratos assinados a partir de 11 de novembro de 2017. Esse é um grande problema para o imperialismo porque aqui devemos destacar que o golpe de Estado que está sendo colocado em marcha é justamente para aplicar um grande ataque contra os trabalhadores.

Outra decisão “contraditória” do TST foi a ação trabalhista contra a Petrobras, ação bilionária, de R$15 a R$17 bilhões e foi a primeira vez na história do Brasil que acontece uma coisa parecida e se percebe que faz parte das engrenagens golpistas porque as coisas estão muito contraditórias. Obviamente o objetivo é desmontar a Petrobras e prepará-la para a entrega ao grande capital.

No STF, a 2.ª Turma, constituída majoritariamente por ministros de viés mais garantista (que na sua interpretação valorizam os direitos e garantias fundamentais e o devido processo legal), continua criando problemas e entraves para a Suprema Corte.

Vimos que a senadora Gleisi Hoffmann foi inocentada, pela 2ª Turma, das acusações de corrupção junto com seu marido Paulo Bernardo criando uma série de facilidades para o PT, no sentido, por exemplo, de que ela poderia vir a ser nomeada como vice de Lula, em 15 de agosto, e se este não puder se candidatar ela poderia assumir o seu lugar.

Outro fato muito importante foi o anúncio da soltura de José Dirceu pela 2.ª Turma do STF por 3x1: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes contra Edson Fachin, Celso de Mello estava ausente.

O Presidente da 2ª Turma, ministro Ricardo Lewandowski, em 27 de junho, concedeu liminar proibindo o governo federal, estados e municípios de privatizar empresa estatal sem aprovação do Congresso Nacional. Isso significa uma crise tremenda nas “alturas”, ou seja, na classe dominante, pois é uma contradição interna na instituição escalada para comandar o golpe.

A polêmica sobre a libertação de Lula está na base da divisão do STF

Edson Fachin tem sido o responsável por retirar da pauta a medida cautelar, com efeito suspensivo, contra a prisão de Lula. Se o recurso fosse julgado pela 2.ª Turma, Lula seria libertado. A manobra do ministro Fachin foi levar a discussão para o plenário onde Lula já teve um habeas corpus preventivo negado. A data do julgamento será marcada pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, que certamente jogará para as calendas gregas esse julgamento assim como faz até hoje com as ADI’s sobre prisão em 2ª instância.

E esta semana, o ministro Alexandre de Moraes foi sorteado relator de novo pedido de liberdade de Lula no STF, em que a defesa do ex-presidente questiona a decisão de Fachin de remeter o pedido de liberdade de Lula ao plenário da Corte. O que já foi um pequeno golpe, pois o pedido também era para ser julgado na 2ª Turma e que a relatoria não ficasse com o ministro Edson Fachin. Resultado: Alexandre de Moraes arquivou o processo com o argumento de que não viu nenhuma ilegalidade na decisão de Fachin.

E seguindo, também esta semana, foi sorteado o ministro Gilmar Mendes para a relatoria de ação que questiona a presidente Carmem Lúcia por não ter ainda pautado para julgamento em plenário as três ações que questionam a legalidade da execução da pena após condenação em 2ª instância. Essa ação é de autoria do PT e do PCdo B, que pedem uma liminar para que sejam anuladas as prisões determinadas a condenados em 2ª instância. Resultado: Gilmar Mendes negou o pedido com o argumento de que não há "omissão grave e relevante da Presidência do STF, ensejando ameaça a preceitos fundamentais".  

A divisão do STF reflete a crise da dominação da burguesia

Fazendo um balanço dessa questão do Judiciário, e do STF em primeiro lugar, o que temos aqui são divergências internas, que revelam uma fraqueza na condução do golpe, mas que, no geral, mantém o avanço para a imposição de um regime mais duro e contra a candidatura Lula.

O problema, se a candidatura Lula se viabilizasse, é que haveria um prazo ainda maior para aplicar os ataques contra as massas que o imperialismo precisa para estabilizar a queda da taxa de lucros que está acontecendo em escala mundial. Enquanto a candidatura não acontece eles precisam ao mesmo tempo defender seus próprios comparsas e amigos como, por exemplo, setores do PSDB.

Há uma luta interna entre as diversas alas da direita, principalmente entre a ala mais ligada ao imperialismo, essa ala mais centrista da direita tradicional que mantém acordos com o imperialismo, mas que, ao mesmo tempo, mantém uma série de interesses ligados à burguesia nacional.

Dentro das várias alas da direita, as divergências aparecem com mais clareza no Supremo Tribunal Federal (STF), mas também no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde todos os processos contra os oposicionistas têm caído nas mãos do ministro Felix Fischer, o mais reacionário de todos, relator da Operação Lava Jato no STJ.

O principal problema para o avanço do golpe nesse momento é a existência dessa ala “garantista” no STF, o que coloca para o imperialismo e para extrema direita a necessidade de tirá-los fora ou anulá-los de uma forma ou de outra porque continuam se apresentando como uma "pedra no sapato" do golpe.   

+ Política

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

Após a deposição do PT do governo em 2016, orquestrada pelos Estados Unidos e aplicada...

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

Geraldo Alckmin, ou Chuchu como já foi chamado, com seu nariz de Pinóquio, que nos...

A crise capitalista pelo mundo

A crise capitalista pelo mundo

Dia a após dia, a crise da economia capitalista mundial aprofunda e se manifesta nos...

O desemprego, o golpe e as eleições

O desemprego, o golpe e as eleições

A situação do Brasil é gravíssima devido o alto grau de desemprego. O desemprego não...

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa....

Programa de governo do PT favorece o golpe

Programa de governo do PT favorece o golpe

Nos últimos dias, vimos no site do PT que a cúpula desse partido divulgou um...

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

O avanço do imperialismo é totalmente extraparlamentar, para impor um governo duro, devido à crise...

O PT como um partido da ordem

O PT como um partido da ordem

O PT tem uma estratégia totalmente atrelada ao regime político e não ultrapassa em absolutamente...

A crise das eleições de 2018

A crise das eleições de 2018

A crise política no Brasil abarca o conjunto do regime político. Não é à toa...

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

O governo de Donald Trump se encontra cada vez mais numa aparente loucura total. Recentemente...

O imperialismo está pedindo água

O imperialismo está pedindo água

A decadência do sistema capitalista imperialista é monumental. A taxa de lucros dos monopólios, segundo...

Devorados pelo Judiciário

Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do...

A política do imperialismo alimenta a crise

A política do imperialismo alimenta a crise

A política mundial é um reflexo da crise econômica, ela tem papel de responder essa...

Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos...

A crise da direita e as contradições do golpe

A crise da direita e as contradições do golpe

  As ações golpistas, no Brasil, seguem no sentido do controle do regime político pelo...

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

Seria importante, neste momento, que a esquerda pudesse evitar fazer a repetição da história como...

Luta operária e sindical no Brasil

Luta operária e sindical no Brasil

Para contextualizar dialeticamente os sindicatos e a luta operária devemos analisar a partir do início...

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

  A situação nacional está marcada por uma enorme crise econômica que atinge o país...

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

  A “luta contra a corrupção” não é nada mais do que uma desculpa utilizada...

O STF no centro do furacão

O STF no centro do furacão

   Para avaliar em que ponto o golpe de Estado no Brasil se encontra hoje...

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

  A esquerda pequeno-burguesa promove a ideia de que a revolução seria feita pelo conhecimento,...

Contagem regressiva para a guerra mundial

Contagem regressiva para a guerra mundial

Após a crise capitalista mundial de 2008 as contradições interimperialistas começaram a aumentar, principalmente entre...

A Rede Globo e o FBI

A Rede Globo e o FBI

  Desde a crise de 2008 o mundo não e mais o mesmo, os grandes...

Copa do Mundo e Golpe de Estado

Copa do Mundo e Golpe de Estado

É absolutamente normal que a burguesia, principalmente sua ala direita, promova manipulações utilizando o futebol...

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Estamos vivendo, hoje, no Brasil, um processo político de golpe de Estado. Apesar de que...

A Coreia do Norte e a crise mundial

A Coreia do Norte e a crise mundial

Para entender a crise geral que está aberta é preciso entender a evolução política mundial...

Estava cheia de si e dormiu

Estava cheia de si e dormiu

 A situação nacional ainda está marcada pela ressaca do movimento dos caminhoneiros. Aumentou o desgaste...

Ciro Gomes com o pé na lama

Ciro Gomes com o pé na lama

A crise política no Brasil dispara como reflexo da crise econômica. Os candidatos da direita...

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

O problema no Brasil deve ser sempre entendido dentro da evolução da crise capitalista mundial...

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

O ponto central do balanço é se essa greve foi uma greve em si, se...

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Reunião de militares candidatos em Brasília, dia 8 de maio de 2018 Apareceram nos últimos...

A crise capitalista na Itália

A crise capitalista na Itália

 Há dez anos da crise de 2008, a economia capitalista mundial vem se mantendo em...

E por falar na CIA

E por falar na CIA

  O regime político no Brasil e no mundo avança para um regime mais duro,...

A esquerda sobre rodas

A esquerda sobre rodas

    O movimento dos caminhoneiros, ocorrido nos últimos dias de maio, colocou o governo...

A Crise na Venezuela

A Crise na Venezuela

A Venezuela é um caso muito interessante, sui generis. Foi o primeiro país a entrar...

 A política de terra arrasada para a Petrobras

A política de terra arrasada para a Petrobras

  A política que tem sido aplicada na Petrobras é uma política de terra arrasada...

A "frente popular" e o balaio de gatos

A "frente popular" e o balaio de gatos

A política real do PT, que encabeça a Frente Popular, é a política de Frente...

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

  Nesses dias se "comemorou" dois anos de governo Temer no Brasil. Neste governo Temer o...

A verdade sobre a  luta contra a corrupção

A verdade sobre a luta contra a corrupção

  Em primeiro lugar o imperialismo norte americano assim como o imperialismo como um todo,...

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

  Era certo que, mais dia, menos dia, aconteceria um movimento de protesto dos caminhoneiros...

A esquerda integrada ao regime

A esquerda integrada ao regime

Marx estabeleceu uma luta muito grande contra os setores oportunistas dentro do movimento operário europeu...

A crise do regime político

A crise do regime político

  A teoria fundamental sobre o Estado burguês foi colocada amplamente na Ideologia Alemã, no...

A luta de classes

A luta de classes

  No Manifesto Comunista, escrito em 1848, Marx e Engels distinguem as classes sociais fundamentais...

Argentina: o elo mais fraco

Argentina: o elo mais fraco

    O governo Macri é uma verdadeira escola de neoliberalismo tentando aplicar as políticas...

A crise capitalista total

A crise capitalista total

  A teoria da crise capitalista está bem desenvolvida justamente nesse colosso do marxismo que...

O resto do mundo e o Oriente Médio

O resto do mundo e o Oriente Médio

Ao aprofundamento da crise capitalista nos países desenvolvidos tem se somado a crise de países...

Nacional

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

03 Agosto 2018
A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa. Com a aproximação do prazo final para inscrições de candidatos ao cargo de Presidente da...

Devorados pelo Judiciário

20 Julho 2018
Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase que religiosa de confiança na Justiça burguesa. Porém, esse crédito na isenção dos julgadores brasileiros...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

19 Julho 2018
Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as eleições marcadas para o mês de outubro? Temos que entender que esses dois eventos não...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

18 Julho 2018
O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que funciona como segunda instância da "República de...

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

13 Julho 2018
Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos analisar dialeticamente o sindicalismo no Brasil. A ditadura Vargas do Estado Novo nos anos 40...

Gazeta Revolucionária [pdf]

Saiba Mais

Massacre ao povo palestino (parte...

A Intifada palestina     Intifada significa revolta, ou literalmente...

Massacre ao povo palestino (parte...

A criação do Estado de Israel Não foi da noite...

Massacre ao povo palestino (parte...

Sionismo praticando a necropolítica em Gaza     A propósito,...

Massacre ao povo palestino (parte...

Nakba, 70 anos de assassinatos No dia 14 de maio...