Sábado, 18 Agosto 2018

futebol


É absolutamente normal que a burguesia, principalmente sua ala direita, promova manipulações utilizando o futebol para aplicar uma série de políticas. Vimos o que aconteceu em algumas Copas mundiais, por exemplo a Copa de 2014 no Brasil, que deixou evidente que alguma coisa muito esquisita estava acontecendo porque foi a primeira vez na história das Copas que um país sede, de primeira linha, que além de ser um pentacampeão mundial único, com jogadores de altíssimo nível internacional, perde em casa por 7x1 para uma seleção como a da Alemanha. Depois de 2 meses a Alemanha perde para o Brasil por uma diferença de um gol. Há algo muito estranho aí, que cheira mal.

7 X1 para prejudicar a reeleição do PT

Para entender, temos que contextualizar o que estava acontecendo na conjuntura em 2014 e que era, justamente, uma campanha feroz da direita para que Dilma não fosse reeleita. O raciocínio era que se o Brasil ganhasse a Copa aumentaria sua chance. Impulsionaram o movimento "Não vai ter Copa", aplicaram uma pressão fortíssima contra os jogadores e, com toda essa pressão, tivemos um resultado totalmente injusto, totalmente fora de contexto. Porque se a Alemanha tivesse ganhado de 2x1, ou de 3x1, com uma atuação razoável do Brasil, até dava mais ou menos para se engolir, meio a seco, mas 7x1 obviamente que não dá para engolir de jeito nenhum.

Foi uma pressão fortíssima para impedir que o PT se reelegesse. Se analisarmos a conduta geral dos governos do PT até aquele momento vamos ver porque essa derrota estava dentro desse contexto. O governo Lula surge como uma passagem de bastão, em cima da crise brutal que tinha acontecido com os governos de Fernando Henrique, para acalmar o ascenso do movimento operário que estava acontecendo no início dos anos 2000.

Já em 2006 a burguesia e o imperialismo queriam tirar o governo do PT e impedi-lo de se reeleger. Não conseguiram.  Lula venceu, mas perdeu um pouco o controle por conta da crise brutal de 2008 e 2009. Depois disso o PT se reelegeu mais uma vez com Dilma Rousseff e em 2014 foi a gota d'água.

Em 2015, a burguesia, no geral, se unifica contra o PT. Há um grande movimento porque a crise e a pressão do imperialismo eram muito grandes e a política do PT era insustentável. Porque, com o bolo diminuindo e em função da crise e da recessão, precisavam atacar com maior força os trabalhadores para estabilizar a queda da taxa de lucros do grande capital.

A perda da Copa do Mundo em 2014 foi dentro deste contexto. Uma pressão enorme da direita totalmente vende-pátria que apunhala pelas costas para entregar a nossa riqueza aos EUA e para manter uma parte de seus lucros. Não é a primeira vez.

Em 1950 era para preparar um golpe contra Getúlio

Outra situação semelhante, que pode passar despercebida, por exemplo, é a Copa de 1950 quando o Uruguai ganha do Brasil, o que também foi uma coisa estranha. O Brasil era franco favorito, tinha passado por cima de todo mundo e o objetivo da seleção uruguaia não era ganhar, mas não perder de goleada. Tanto assim que a diretoria inteira da Federação Uruguaia de Futebol já tinha ido embora antes da partida final. O objetivo era não passar vexame porque o time brasileiro era superior, porque jogava em casa e porque no estádio do Maracanã haveria a presença de 200 mil torcedores.

Então, a probabilidade do Uruguai ganhar era de 1 em 100. Porém, com muita pressão, a seleção se desestabiliza do mesmo jeito que em 2014, e o Uruguai ganha no último minuto.

Aí entra a questão: como um golpe de Estado em 1950? O golpe acontece em 1954 quando Getúlio Vargas se suicida. Porque durante o Estado Novo criado por ele, que vai de 1937 até 1946, Vargas adotou uma política pró Alemanha nazista, mas depois da segunda Guerra Mundial passa a adotar políticas nacionalistas.

O imperialismo conseguiu conviver com isso enquanto Getúlio pode controlar o desenvolvimento das tendências revolucionárias das massas. Houve uma enorme pressão para impedir sua volta ao governo principalmente após as medidas que impulsionou como a criação da Petrobras, da Companhia Siderúrgica Nacional e das grandes empresas nacionais que o imperialismo não queria, mas que não tinha como evitar. Em cima dessa grande pressão Getúlio se suicida em 1954 e com isso o golpe fica adiado por 10 anos.

Tivemos outros exemplos do uso político dentro das Copas do Mundo de futebol como a de 1934, realizada na Itália, em que esta venceu em cima da enorme pressão de Mussolini para que ganhasse. Isto porque sempre que um país vence provoca uma grande exacerbação de nacionalismo, obviamente que de um nacionalismo burguês, mas as massas acabam se fechando em torno da nacionalidade.

Ditadura Militar e Copa de 1970 – “Pra Frente Brasil!”

A mesma coisa aconteceu na copa de 70 realizada no México, na época mais dura do regime militar brasileiro, em que o Brasil ganhou. Garrastazu Médici era literalmente ovacionado quando entrava nos estádios e por toda a população.

As massas e, principalmente, a classe operária são práticas. Quem vive como escravo, trabalha como escravo, sofre como um doido e, de repente, encontra um pequeno alívio para tudo isso, seja enchendo a cara com pinga, seja com um triunfo no futebol onde o Brasil ganha, seja assistindo novela, filme ou qualquer outra coisa, consegue sair dessa pressão violenta do trabalho. É normal que isso aconteça. É normal que o trabalhador fique alienado nesse sentido, que perca um pouco o senso porque a ideologia dominante, conforme falamos, é a ideologia da classe dominante.

O que demonstra essa peculiaridade aconteceu em 1974. O trabalhador muito prático, em cima da pressão econômica que sofreu provocada pela crise capitalista mundial decorrente do petróleo, fez com que a ARENA, partido da extrema direita, perdesse em 1974 para o MDB tudo que tinha ganhado nas eleições de 1970. Depois disso aconteceram grandes mobilizações de massas começando em 1976 com os movimentos estudantis. A partir de 1977 o movimento operário começa a se levantar  com mobilizações em 78, 79, 80 e atingiu seu pico em 1985. Ou seja, aquela ovação a Garrastazu Médici nos anos 70 foi uma questão temporária.

Copa de 1978 – Ditadura Argentina compra o Peru

Muitos outros eventos de Copas foram manipulados como, por exemplo,  o de 1978 na Argentina, em que esta literalmente comprou o Peru e o venceu por 6x0. O governo de Videla, que foi um dos regimes militares mais assassinos do mundo, comprou os militares peruanos, há detalhes sobre isso, a Argentina vai para a final e em cima de grande pressão vence a Holanda. Também na copa de 98 onde a França ganha em cima de uma atuação totalmente falha do Brasil tem muitas coisas que precisam ser melhor explicadas.

Nos jogos olímpicos da Alemanha de 1936, em que Hitler pretendia montar um show para mostrar a superioridade da raça ariana, a vitória do atleta negro norte americano Jesse Owens sobre os arianos foi uma amostra do jogo político onde o esporte é usado pelos governos capitalistas, pelos governos burgueses e pelos governos burocráticos dos países onde houveram os estados operários deformados, para manter o controle da população.

O uso político do esporte  é absolutamente normal e por conta da maneira como o capitalismo corrompe e apodrece tudo, não se deve rejeitar o futebol acusando quem gosta deste de alienado, imbecil, esdrúxulo, etc.

Teoria da Conspiração?

Uma questão importante é sobre a chamada teoria da conspiração, onde se fala que tudo não passa de imaginação, mas cada vez que se descobrem novos elementos o que era teoria da conspiração parece menos absurdo do que a própria realidade.

Por exemplo, Bradley Manning demonstrou com documentos que vazou do Departamento de Estado dos EUA, o grau de corrupção brutal da direita em todo o mundo, inclusive do Brasil com Serra que iria entregar a Petrobras para a Chevron e coisas parecidas, com todas as manipulações da diplomacia norte americana. As revelações de Edward Snowden sobre o controle de todas as comunicações, de celulares, telefonia, computadores. Isso também seria teoria da conspiração.

A derrubada das torres gêmeas foi também um fato muito estranho porque o culpado seria Osama Bin Laden que estava no Afeganistão. Os norte americanos enviam alguns mísseis, várias semanas depois, sobre Cabul e Kandahar, fazem guerra com o Afeganistão, mas acabam invadindo o Iraque que tem 2 mil quilômetros de distância até o Afeganistão. Seria teoria da conspiração.

Todos esses ataques terroristas que têm acontecido ultimamente sempre tiveram a ver com algum resultado que a direita precisava. Ou influenciar eleições, ou direitizar eleições, ou justificar a intervenção no Oriente Médio, ou qualquer coisa parecida.

Como não temos acesso às informações, que são secretas, precisamos avaliar a serviço de quem estão essas ações. E aqui deve ser feito um paralelo com as manipulações das Copas do Mundo. Não que seja teoria da conspiração, porque a burguesia é mestre em manipulação. Historicamente ela tem combinado a manipulação ideológica com o uso da força para manter sua dominação. Tudo o que é possível manobrar para tirar proveito, ela não vacila em fazer.

+ Política

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

Após a deposição do PT do governo em 2016, orquestrada pelos Estados Unidos e aplicada...

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

Geraldo Alckmin, ou Chuchu como já foi chamado, com seu nariz de Pinóquio, que nos...

A crise capitalista pelo mundo

A crise capitalista pelo mundo

Dia a após dia, a crise da economia capitalista mundial aprofunda e se manifesta nos...

O desemprego, o golpe e as eleições

O desemprego, o golpe e as eleições

A situação do Brasil é gravíssima devido o alto grau de desemprego. O desemprego não...

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa....

Programa de governo do PT favorece o golpe

Programa de governo do PT favorece o golpe

Nos últimos dias, vimos no site do PT que a cúpula desse partido divulgou um...

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

O avanço do imperialismo é totalmente extraparlamentar, para impor um governo duro, devido à crise...

O PT como um partido da ordem

O PT como um partido da ordem

O PT tem uma estratégia totalmente atrelada ao regime político e não ultrapassa em absolutamente...

A crise das eleições de 2018

A crise das eleições de 2018

A crise política no Brasil abarca o conjunto do regime político. Não é à toa...

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

O governo de Donald Trump se encontra cada vez mais numa aparente loucura total. Recentemente...

O imperialismo está pedindo água

O imperialismo está pedindo água

A decadência do sistema capitalista imperialista é monumental. A taxa de lucros dos monopólios, segundo...

Devorados pelo Judiciário

Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do...

A política do imperialismo alimenta a crise

A política do imperialismo alimenta a crise

A política mundial é um reflexo da crise econômica, ela tem papel de responder essa...

Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos...

A crise da direita e as contradições do golpe

A crise da direita e as contradições do golpe

  As ações golpistas, no Brasil, seguem no sentido do controle do regime político pelo...

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

Seria importante, neste momento, que a esquerda pudesse evitar fazer a repetição da história como...

Luta operária e sindical no Brasil

Luta operária e sindical no Brasil

Para contextualizar dialeticamente os sindicatos e a luta operária devemos analisar a partir do início...

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

  A situação nacional está marcada por uma enorme crise econômica que atinge o país...

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

  A “luta contra a corrupção” não é nada mais do que uma desculpa utilizada...

O STF no centro do furacão

O STF no centro do furacão

   Para avaliar em que ponto o golpe de Estado no Brasil se encontra hoje...

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

  A esquerda pequeno-burguesa promove a ideia de que a revolução seria feita pelo conhecimento,...

Contagem regressiva para a guerra mundial

Contagem regressiva para a guerra mundial

Após a crise capitalista mundial de 2008 as contradições interimperialistas começaram a aumentar, principalmente entre...

A Rede Globo e o FBI

A Rede Globo e o FBI

  Desde a crise de 2008 o mundo não e mais o mesmo, os grandes...

Copa do Mundo e Golpe de Estado

Copa do Mundo e Golpe de Estado

É absolutamente normal que a burguesia, principalmente sua ala direita, promova manipulações utilizando o futebol...

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Estamos vivendo, hoje, no Brasil, um processo político de golpe de Estado. Apesar de que...

A Coreia do Norte e a crise mundial

A Coreia do Norte e a crise mundial

Para entender a crise geral que está aberta é preciso entender a evolução política mundial...

Estava cheia de si e dormiu

Estava cheia de si e dormiu

 A situação nacional ainda está marcada pela ressaca do movimento dos caminhoneiros. Aumentou o desgaste...

Ciro Gomes com o pé na lama

Ciro Gomes com o pé na lama

A crise política no Brasil dispara como reflexo da crise econômica. Os candidatos da direita...

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

O problema no Brasil deve ser sempre entendido dentro da evolução da crise capitalista mundial...

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

O ponto central do balanço é se essa greve foi uma greve em si, se...

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Reunião de militares candidatos em Brasília, dia 8 de maio de 2018 Apareceram nos últimos...

A crise capitalista na Itália

A crise capitalista na Itália

 Há dez anos da crise de 2008, a economia capitalista mundial vem se mantendo em...

E por falar na CIA

E por falar na CIA

  O regime político no Brasil e no mundo avança para um regime mais duro,...

A esquerda sobre rodas

A esquerda sobre rodas

    O movimento dos caminhoneiros, ocorrido nos últimos dias de maio, colocou o governo...

A Crise na Venezuela

A Crise na Venezuela

A Venezuela é um caso muito interessante, sui generis. Foi o primeiro país a entrar...

 A política de terra arrasada para a Petrobras

A política de terra arrasada para a Petrobras

  A política que tem sido aplicada na Petrobras é uma política de terra arrasada...

A "frente popular" e o balaio de gatos

A "frente popular" e o balaio de gatos

A política real do PT, que encabeça a Frente Popular, é a política de Frente...

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

  Nesses dias se "comemorou" dois anos de governo Temer no Brasil. Neste governo Temer o...

A verdade sobre a  luta contra a corrupção

A verdade sobre a luta contra a corrupção

  Em primeiro lugar o imperialismo norte americano assim como o imperialismo como um todo,...

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

  Era certo que, mais dia, menos dia, aconteceria um movimento de protesto dos caminhoneiros...

A esquerda integrada ao regime

A esquerda integrada ao regime

Marx estabeleceu uma luta muito grande contra os setores oportunistas dentro do movimento operário europeu...

A crise do regime político

A crise do regime político

  A teoria fundamental sobre o Estado burguês foi colocada amplamente na Ideologia Alemã, no...

A luta de classes

A luta de classes

  No Manifesto Comunista, escrito em 1848, Marx e Engels distinguem as classes sociais fundamentais...

Argentina: o elo mais fraco

Argentina: o elo mais fraco

    O governo Macri é uma verdadeira escola de neoliberalismo tentando aplicar as políticas...

A crise capitalista total

A crise capitalista total

  A teoria da crise capitalista está bem desenvolvida justamente nesse colosso do marxismo que...

O resto do mundo e o Oriente Médio

O resto do mundo e o Oriente Médio

Ao aprofundamento da crise capitalista nos países desenvolvidos tem se somado a crise de países...

Nacional

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

03 Agosto 2018
A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa. Com a aproximação do prazo final para inscrições de candidatos ao cargo de Presidente da...

Devorados pelo Judiciário

20 Julho 2018
Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase que religiosa de confiança na Justiça burguesa. Porém, esse crédito na isenção dos julgadores brasileiros...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

19 Julho 2018
Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as eleições marcadas para o mês de outubro? Temos que entender que esses dois eventos não...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

18 Julho 2018
O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que funciona como segunda instância da "República de...

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

13 Julho 2018
Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos analisar dialeticamente o sindicalismo no Brasil. A ditadura Vargas do Estado Novo nos anos 40...

Gazeta Revolucionária [pdf]

Saiba Mais

Massacre ao povo palestino (parte...

A Intifada palestina     Intifada significa revolta, ou literalmente...

Massacre ao povo palestino (parte...

A criação do Estado de Israel Não foi da noite...

Massacre ao povo palestino (parte...

Sionismo praticando a necropolítica em Gaza     A propósito,...

Massacre ao povo palestino (parte...

Nakba, 70 anos de assassinatos No dia 14 de maio...