Sábado, 18 Agosto 2018

cirogomes


A crise política no Brasil dispara como reflexo da crise econômica. Os candidatos da direita e da esquerda integrada ao regime estão inviabilizados e os votos brancos e nulos dispararam. Ou seja, há uma crise generalizada de conjunto do regime político.

O candidato Jair Bolsonaro passou a ser desprezado pela extrema direita que o apoiava de início, pela grande imprensa e pelo Judiciário, ele não está mais imune aos ataques. A rejeição ao presidente Temer é a maior de todos os tempos, de acordo com a Datafolha, está acima de 88% e com isso fica inviabilizada a candidatura de Henrique Meirelles, ex ministro da Fazenda, que não decola. Se trata de uma carta fora do baralho.

Todos os demais componentes do golpe estão avançando, por exemplo, com a retirada dos candidatos chamados "outsiders" como Luciano Hulk, apresentador de televisão, e Joaquim Barbosa, os candidatos que sobram estão num grau de desgaste muito elevado. Isso só demonstra, o que já publicamos por diversas vezes, uma movimentação geral do imperialismo contra todo o regime político através da Operação Lava Jato juntamente com todo o poder Judiciário, a grande imprensa etc.

O que não podemos esquecer quando constatamos esse tipo de problemas é que a evolução do golpe de Estado no Brasil se deve, em primeiríssimo lugar, a um problema prático, concreto, de que o imperialismo funciona com a junção do capital industrial com o capital bancário, conforme Lenin explicou em 1916. É preciso garantir a taxa de lucro dos grandes monopólios, das grandes empresas chamadas multinacionais que pertencem atualmente às 148 famílias mais ricas do mundo, proprietárias das 1.100 principais empresas que, por sua vez, controlam diretamente outras 30.000 empresas maiores do mundo. O imperialismo não confia em nenhum dos componentes do regime político porque estão numa crise brutal. O imperialismo, por exemplo, está pouco se importando em fazer alianças com setores mais entreguistas das burguesias nacionais, aliás essa distinção está praticamente diluída pela crise.

A direita neoliberal colapsou com a crise de 2008 e a esquerda se integrou ao regime e, praticamente, perdeu o apoio das massas, a não ser o apoio eleitoral sem mobilização. Nesse sentido, chama muito a atenção a matéria publicada pela revista Veja que revelou e-mails enviados pelo ex presidente FHC à Odebrecht, com toda uma série de detalhes, pedindo doações a tucanos nas eleições de 2010.

Por que a revista Veja, que é de extrema direita, teria interesse em queimar FHC? É simples, porque a fritura não é apenas dele, mas da ala centro do regime como um todo, porque o imperialismo precisa aplicar ataques maiores contra os trabalhadores e o grande capital não confia que o PSDB, o MDB e, mesmo o PT, consigam fazer. Precisa espoliar ao máximo os trabalhadores e as massas. Precisa implantar no Brasil um modelo, um laboratório, a ser copiado no restante da América Latina. Esses partidos não são suficientemente confiáveis para aplicar uma reforma trabalhista muito mais dura, que retire todos os direitos, para acabar com a Previdência, para entregar de bandeja todas as empresas nacionais e, além disso, para conter o inevitável avanço e a reação do movimento de massas.

Com a revelação desses e-mails se queima mais uma candidatura, a do governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que já estava fragilizada com as denúncias de corrupção no DERSA, na obra do Rodoanel e de outras.  Em primeiro lugar o jogo de Alckmin era se apresentar como a direita mais confiável, tentando atrair votos que eram direcionados para outras alas do regime político de centro, principalmente para o MDB e parte do PT, mas o problema é que a burguesia imperialista e  até a burguesia paulista têm desconfianças.

Aqui entra o jogo de Ciro Gomes, candidato do PDT, que uma parte da esquerda vê como alternativa a Lula. Dentro desse jogo político ele tenta se apresentar como um nacionalista, como um desenvolvimentista, mas sua política sempre foi de manter todos os acordos. Ele é um elemento burguês do regime político e isso ficou claro nas duas oportunidades em que foi ministro. Tanto no governo Itamar Franco quanto no primeiro governo de Lula, quando foi governador do Ceará e prefeito de Fortaleza, etc. Ele é um elemento do regime e, pior ainda, embarcou na campanha anticorrupção da direita, apoia e está alinhado com a Lava Jato contra o MDB. Recentemente se aproximou do DEM mantendo uma reunião com o presidente da câmara dos deputados Rodrigo Maia.

De fato ele tem como disputa principal não os votos do PT, que migrariam num segundo turno rapidamente para Ciro na sua maioria, mas ele tende a disputar o espaço político de Alckmin, que seria um grande enigma, o espaço deixado pela fritura e decadência dos grandes chefões do PSDB como Serra, Aécio Neves, Marconi Perillo de Goiás, Beto Richa do Paraná, etc. Ainda tem todo o problema com os governadores nordestinos que são seguidores de Lula e que agora estão órfãos. Há uma disputa por esses votos de cabresto do Nordeste.

Temos também a aproximação de Ciro Gomes com a burguesia paulista que desconfia tanto de Bolsonaro quanto de Alckmin porque não é somente o imperialismo que desconfia desses senão a própria burguesia paulista.

Dentro dessa política de integração ao regime e do total direcionamento para o jogo eleitoral a política do PT é manter a candidatura Lula até o último momento. Perto do prazo final e quando ficar claro que o golpismo não vai permitir que Lula se candidate, indicará o vice que deverá assumir o lugar deste na chapa. Essa seria a jogada. Obviamente deixa para o final porque senão a extrema direita, a Lava Jato e a imprensa vão triturar esse vice. Isso explica, por exemplo, como o possível vice na chapa Fernando Haddad está completamente calado, o próprio Jacques Vagner e outros também. Mas para que essa estratégia, que é meramente eleitoral, funcione precisaria se ver a capacidade de Lula em transferir os votos de sua candidatura e todo o ataque que a direita irá impor. Porque essas não são eleições normais, são eleições abertamente golpistas, chamadas por um regime golpista, dentro da pressão ainda mais golpista do imperialismo por meio da Lava Jato, do Judiciário, etc.

Sem denunciar, sem entender isso, tentar tratar como eleições democráticas normais é se integrar não somente a um regime democratizante burguês senão se integrar ao próprio regime golpista. Conforme temos qualificado algumas vezes, acaba se transformando numa esquerda integrada ao regime e golpista ao mesmo tempo. A política de frente ampla do PT junto com o PDT, PC do B, PSDB, etc., é uma política muito mais cretina que a política atual. É uma política que confia no regime político e tenta criar uma grande frente de esquerda, oportunista, para segurar o regime político em troca de manter os privilégios que esses setores burocráticos detêm hoje em dia.

Como conclusão, vemos uma grande crise do regime político de conjunto. Todos os elementos integrados ao regime estão contra a parede, principalmente os da direita centrista. A crise é total de parte da extrema direita onde Bolsonaro é um dos elementos. Componentes da extrema direita como o Judiciário, que funciona como uma espécie de partido, também estão em crise. O STF, por exemplo, está dividido. O chamado PIG, Partido da Imprensa Golpista, também está em crise. Por que toda essa crise? Isso se deve em primeiro lugar à pressão do imperialismo norte americano para apertar o Brasil e extrair o máximo do país, e que isso ainda sirva de modelo para a América Latina como um todo, onde a crise também é fenomenal. A receita é mais neoliberalismo, com uma liquidação das estatais lucrativas que ainda sobraram e retirada de direitos trabalhistas e sociais.

A esquerda integrada ao regime político se encontra numa crise tão grande ou pior que a da direita. São elementos do regime político em várias alas perante a pressão da direita e a pressão do movimento de massas que é potencial. Quando o movimento de massas, em cima desses ataques, entra em movimento a crise do setor de centro tende a se acelerar ainda mais e tende a se colocar a luta entre os polos do regime político. Basicamente seria entre a classe operária e o movimento de massas, por uma parte, e a burguesia principalmente a imperialista por outra. 

+ Política

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

Após a deposição do PT do governo em 2016, orquestrada pelos Estados Unidos e aplicada...

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

Geraldo Alckmin, ou Chuchu como já foi chamado, com seu nariz de Pinóquio, que nos...

A crise capitalista pelo mundo

A crise capitalista pelo mundo

Dia a após dia, a crise da economia capitalista mundial aprofunda e se manifesta nos...

O desemprego, o golpe e as eleições

O desemprego, o golpe e as eleições

A situação do Brasil é gravíssima devido o alto grau de desemprego. O desemprego não...

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa....

Programa de governo do PT favorece o golpe

Programa de governo do PT favorece o golpe

Nos últimos dias, vimos no site do PT que a cúpula desse partido divulgou um...

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

O avanço do imperialismo é totalmente extraparlamentar, para impor um governo duro, devido à crise...

O PT como um partido da ordem

O PT como um partido da ordem

O PT tem uma estratégia totalmente atrelada ao regime político e não ultrapassa em absolutamente...

A crise das eleições de 2018

A crise das eleições de 2018

A crise política no Brasil abarca o conjunto do regime político. Não é à toa...

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

O governo de Donald Trump se encontra cada vez mais numa aparente loucura total. Recentemente...

O imperialismo está pedindo água

O imperialismo está pedindo água

A decadência do sistema capitalista imperialista é monumental. A taxa de lucros dos monopólios, segundo...

Devorados pelo Judiciário

Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do...

A política do imperialismo alimenta a crise

A política do imperialismo alimenta a crise

A política mundial é um reflexo da crise econômica, ela tem papel de responder essa...

Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos...

A crise da direita e as contradições do golpe

A crise da direita e as contradições do golpe

  As ações golpistas, no Brasil, seguem no sentido do controle do regime político pelo...

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

Seria importante, neste momento, que a esquerda pudesse evitar fazer a repetição da história como...

Luta operária e sindical no Brasil

Luta operária e sindical no Brasil

Para contextualizar dialeticamente os sindicatos e a luta operária devemos analisar a partir do início...

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

  A situação nacional está marcada por uma enorme crise econômica que atinge o país...

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

  A “luta contra a corrupção” não é nada mais do que uma desculpa utilizada...

O STF no centro do furacão

O STF no centro do furacão

   Para avaliar em que ponto o golpe de Estado no Brasil se encontra hoje...

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

  A esquerda pequeno-burguesa promove a ideia de que a revolução seria feita pelo conhecimento,...

Contagem regressiva para a guerra mundial

Contagem regressiva para a guerra mundial

Após a crise capitalista mundial de 2008 as contradições interimperialistas começaram a aumentar, principalmente entre...

A Rede Globo e o FBI

A Rede Globo e o FBI

  Desde a crise de 2008 o mundo não e mais o mesmo, os grandes...

Copa do Mundo e Golpe de Estado

Copa do Mundo e Golpe de Estado

É absolutamente normal que a burguesia, principalmente sua ala direita, promova manipulações utilizando o futebol...

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Estamos vivendo, hoje, no Brasil, um processo político de golpe de Estado. Apesar de que...

A Coreia do Norte e a crise mundial

A Coreia do Norte e a crise mundial

Para entender a crise geral que está aberta é preciso entender a evolução política mundial...

Estava cheia de si e dormiu

Estava cheia de si e dormiu

 A situação nacional ainda está marcada pela ressaca do movimento dos caminhoneiros. Aumentou o desgaste...

Ciro Gomes com o pé na lama

Ciro Gomes com o pé na lama

A crise política no Brasil dispara como reflexo da crise econômica. Os candidatos da direita...

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

O problema no Brasil deve ser sempre entendido dentro da evolução da crise capitalista mundial...

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

O ponto central do balanço é se essa greve foi uma greve em si, se...

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Reunião de militares candidatos em Brasília, dia 8 de maio de 2018 Apareceram nos últimos...

A crise capitalista na Itália

A crise capitalista na Itália

 Há dez anos da crise de 2008, a economia capitalista mundial vem se mantendo em...

E por falar na CIA

E por falar na CIA

  O regime político no Brasil e no mundo avança para um regime mais duro,...

A esquerda sobre rodas

A esquerda sobre rodas

    O movimento dos caminhoneiros, ocorrido nos últimos dias de maio, colocou o governo...

A Crise na Venezuela

A Crise na Venezuela

A Venezuela é um caso muito interessante, sui generis. Foi o primeiro país a entrar...

 A política de terra arrasada para a Petrobras

A política de terra arrasada para a Petrobras

  A política que tem sido aplicada na Petrobras é uma política de terra arrasada...

A "frente popular" e o balaio de gatos

A "frente popular" e o balaio de gatos

A política real do PT, que encabeça a Frente Popular, é a política de Frente...

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

  Nesses dias se "comemorou" dois anos de governo Temer no Brasil. Neste governo Temer o...

A verdade sobre a  luta contra a corrupção

A verdade sobre a luta contra a corrupção

  Em primeiro lugar o imperialismo norte americano assim como o imperialismo como um todo,...

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

  Era certo que, mais dia, menos dia, aconteceria um movimento de protesto dos caminhoneiros...

A esquerda integrada ao regime

A esquerda integrada ao regime

Marx estabeleceu uma luta muito grande contra os setores oportunistas dentro do movimento operário europeu...

A crise do regime político

A crise do regime político

  A teoria fundamental sobre o Estado burguês foi colocada amplamente na Ideologia Alemã, no...

A luta de classes

A luta de classes

  No Manifesto Comunista, escrito em 1848, Marx e Engels distinguem as classes sociais fundamentais...

Argentina: o elo mais fraco

Argentina: o elo mais fraco

    O governo Macri é uma verdadeira escola de neoliberalismo tentando aplicar as políticas...

A crise capitalista total

A crise capitalista total

  A teoria da crise capitalista está bem desenvolvida justamente nesse colosso do marxismo que...

O resto do mundo e o Oriente Médio

O resto do mundo e o Oriente Médio

Ao aprofundamento da crise capitalista nos países desenvolvidos tem se somado a crise de países...

Nacional

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

03 Agosto 2018
A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa. Com a aproximação do prazo final para inscrições de candidatos ao cargo de Presidente da...

Devorados pelo Judiciário

20 Julho 2018
Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase que religiosa de confiança na Justiça burguesa. Porém, esse crédito na isenção dos julgadores brasileiros...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

19 Julho 2018
Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as eleições marcadas para o mês de outubro? Temos que entender que esses dois eventos não...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

18 Julho 2018
O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que funciona como segunda instância da "República de...

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

13 Julho 2018
Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos analisar dialeticamente o sindicalismo no Brasil. A ditadura Vargas do Estado Novo nos anos 40...

Gazeta Revolucionária [pdf]

Saiba Mais

Massacre ao povo palestino (parte...

A Intifada palestina     Intifada significa revolta, ou literalmente...

Massacre ao povo palestino (parte...

A criação do Estado de Israel Não foi da noite...

Massacre ao povo palestino (parte...

Sionismo praticando a necropolítica em Gaza     A propósito,...

Massacre ao povo palestino (parte...

Nakba, 70 anos de assassinatos No dia 14 de maio...