Sábado, 15 Dezembro 2018

Por Florisvaldo Lopes


fchcollor


Claro que desde sempre o eleitor é enganado com os discursos demagógicos dos velhos e novos políticos. Porém no pós-ditadura, três projetos políticos deixaram claro as mentiras nas promessas antes das eleições. Os três representantes dessas políticas de enganação apareceram como os salvadores da pátria. Vamos aos fatos.

1° grande engano do povo brasileiro

1989, Fernando Collor de Mello

Com a promessa de acabar com a inflação no país e tendo o apoio do principal grupo de manipulação do povo brasileiro não “político”, o grupo Globo, Collor foi eleito vencendo Luiz Inácio Lula da Silva. Collor prometia em sua campanha combater a corrupção e governar para os descamisados. Após eleito, já no início do governo, vimos que as promessas como sempre eram só promessas. O primeiro pacote econômico desse governo, chamado de Plano Collor, elaborado pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello, propôs:

  •  Congelamento de preços e aumento das taxas de juros;
  • Cortes de despesas públicas, elevação de impostos e demissão de funcionários públicos;
  • Privatizações de empresas estatais, como, por exemplo, a Usiminas -  Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais;
  • Facilitou a entrada de mercadorias estrangeiras, com a redução de impostos sobre mercadorias importadas;
  • Dentre outras medidas polêmicas que afetaram, sobretudo, a classe média, bloqueou a retirada de depósitos bancários superiores ao valor de 50 mil cruzados novos.

O plano econômico gerou forte recessão no país, apesar de conter a inflação. A diminuição das taxas sobre importação induziu à redução dos preços das mercadorias nacionais, acarretando a retração do comércio, o fechamento de indústrias e o aumento substancial do número de desempregados. Após o fracasso do primeiro plano, ele lança o Plano Collor II, que também fracassa.

Com os fracassos dos Planos Collor  I e II e com o confisco das poupanças a burguesia foi para cima do governo e ironicamente Collor, que falava durante a campanha em  combater a corrupção, foi acusado de desvio de dinheiro público por seu irmão Pedro Collor, no caso que ficou conhecido como Esquema PC Farias. Em 29 de dezembro de 1992, Collor foi definitivamente impedido de exercer o mandato.  Foi sucedido pelo vice Itamar Franco, que foi empossado em janeiro de 1993.   

2° grande engano

1994, governo de Fernando Henrique Cardoso - FHC

Após ser ministro da Fazenda do governo Itamar Franco e de ter criado o  Plano Real, FHC vence as eleições derrotando  Lula. Seu governo, com o slogan de controlar a economia e criar mais empregos, promoveu o maior desmonte feito até então no Estado brasileiro. Começou privatizando a Telebrás e depois a Vale do Rio Doce. Em vez de criar postos de trabalho como prometido aconteceu o contrário porque os novos donos das empresas privatizadas demitiram muitos funcionários antigos e contrataram no seu lugar funcionários terceirizados e com menor salário.

Ao contrário do que se pensa, o autor do Plano Real não foi o governo de FHC, na verdade esse foi imposto pelo imperialismo norte-americano que exigiu a privatização das estatais brasileiras. Com as vendas das empresas e com o povo percebendo o prejuízo futuro para o país, no segundo governo FHC o povo inicia uma luta contra esse desmonte. No campo, o MST travava uma forte luta pela Reforma Agrária, fizeram várias ocupações de terras, coisa que não mais aconteceria no governo seguinte ao de FHC.

Com todo o desmonte do Estado pela política neoliberal de FHC e com o desenvolvimento das políticas neoliberais no mundo o capital teve suas taxas de lucros elevadas ao máximo e esse fator foi o que permitiu  ao governo futuro  dar algumas esmolas à classe operária.

3° grande engano

2002,  a política de conciliação de classes petista.

Aqui, talvez, o maior engano da classe exploradora brasileira da História, com a estabilização da economia e os lucros capitalistas na altura o governo Lula conseguiu criar alguns planos que ajudariam os explorados, porém o que realmente estaria por trás dessa “ajuda”? Claro que para quem nunca teve nada qualquer migalha é bem vinda.

Por trás da “demagógica distribuição de renda” estava uma política assistencialista e traidora, a qual só prejudicava a classe explorada enquanto a classe exploradora continuava acumulando capital e explorando mais ainda os trabalhadores.

Toda  a política do PT, de elevar o nível de vida da população mais desprovida, tinha por objetivo o acúmulo de riqueza da burguesia nacional e garantir o voto dos explorados nas eleições futuras. Além disso, o PT acumularia fundo de capital através das negociatas excusas com a burguesia empresarial nacional que repassava ao PT partes de seus ganhos nas prestações de serviços às empresas estatais tipo Petrobrás e outras.

A política petista  nada difere da política da elite e do próprio FHC, as privatizações iniciadas no governo FHC continuaram,  apenas trocaram de nome, passaram a ser chamadas de PPP (Parceria Público Privado). Mesmo o petismo se gabando de ter criado vários posto de trabalho, esses foram criados em cima da terceirização, ou seja, serviços de salários baixos e precarizados, além de dar subsídio às empresas para que essas pudessem vender seus produtos em várias parcelas à classe explorada a qual teve sua mente aburguesada, pois estava conseguindo ter alguns bens de consumo que nunca tinha pensado antes.

Isso gerou na mente dos explorados um falso slogan muito usado pelo capitalismo, que é “se esforce que você consegue”.  Nunca vimos tanto esforço da classe operária como nesses tempos, professores e várias outras categorias trabalham em dois, três turnos para ter uma melhoria de rendimento e poder ter alguns bens de consumo. Nada temos contra esse esforço individual e que o sujeito possa usufruir de qualquer bem de consumo, pelo contrário,  queremos que todos tenham o que queiram, afinal nós trabalhadores que produzimos temos o direito de usufruir de tudo que produzimos.

Quando falamos que a classe operária nunca se esforçou tanto é apenas para esclarecer que o petismo mais uma vez trabalha junto à ideologia burguesa de transformar o trabalhador em simples escravo em busca de dinheiro, sem ao menos pensar no mal causado à sua vida devido o esforço de trabalhar em dois, três turnos.

Ao mesmo tempo em que esse trabalhador se esforça fica longe da luta real por melhoria de vida sem exploração e essa foi uma forma do PT retirar da luta real o trabalhador. Pois as lideranças operárias foram cooptadas pelo PT por meio de cargos e altos salários dentro das estatais. Os movimentos sociais como MST, MTST e outros foram apaziguados da mesma forma com o repasse de dinheiro do Estado às suas lideranças mantendo assim esses movimentos distantes da luta encarniçada, como a luta mantida antes no governo FHC.

O Bolsa Família que ajuda muitas famílias é claro, porém garante dentro da legalidade o lucro do capitalista que controla a produção dos bens essenciais à subsistência de quem recebe esse benefício, ou seja, isso nada mais é do que repassar o dinheiro do Estado para a mão do capitalista.

O Minha Casa Minha Vida, apesar de ser um projeto social, é apenas um engodo dentro da necessidade real do país, nunca antes tivemos tanta gente vivendo na rua e em casas de parentes com agora!  

O “Bolsa Escola” ENEM, PROUNI etc, funcionam? Bom, aí é preciso que se faça uma boa pesquisa para que se comprove que esses estudantes melhoraram na sua vida material além da vida estudantil. Uma coisa é certa, os setores privados da educação ganharam e ainda ganham muito dinheiro com esse projeto, afinal de contas não foram as universidades públicas que foram abertas para os estudantes bolsistas. Essas universidades que deveriam ser para todos continuam servindo de graça à burguesia enquanto os explorados que não conseguiram bolsa pagam o seu estudo no setor privado.             

Diferente  da era Collor de Mello, o qual foi deposto do governo por corrupção e em primeiro lugar por ter confiscado as economias principalmente da pequena burguesia, o petismo foi deposto do  governo também por corrupção, porém diferente conforme diz Lula pois “os bancos nunca ganharam tanto dinheiro como no governo petista”.

O  fato é que como a burguesia estava acostumada com elevadas taxas de lucro, com a crise econômica de 2008 e a falta de política petista para controlar a crise,  a burguesia nacional impulsionada pelos capitalistas norte-americanos articulou a derrubada do governo petista, tirando-o da frente para poder atacar com muito mais força os direitos trabalhistas e os projetos sociais, coisa que com o PT no governo era impossível fazer.

O PT não poderia atacar esses direitos, conforme queria o imperialismo, sem sua implosão. Daí vem a maior traição de classe da política petista que foi não fazer nada para evitar o impeachment de Dilma. E por que o PT nada fez para evitar isso? Porque no seu delírio pequeno burguês, deixar que os golpistas atacassem os direitos conquistados pelos explorados faria com que esses continuassem apoiando a política petista, e assim eles retornariam ao poder como os salvadores da pátria. Mais uma vez, como o típico burocrata, o PT ou achou que não errou, ou achou que a elite a quem tanto ele deu dinheiro não iria expor seus erros.

Para o futuro, os explorados devem perceber que vêm sendo enganados desde sempre por todos. Fica a cada dia mais claro que é impossível mudar alguma coisa em favor dos desprovidos pelo voto em eleições controladas pela  elite burguesa capitalista. Lamentavelmente os explorados não têm seu partido revolucionário, pois só o Partido Operário Revolucionário, verdadeiramente das massas exploradas, poderia fazer frente a esses golpistas e a essa esquerda integrada ao regime capitalista.

A criação do partido revolucionário está na ordem do dia. Ou criamos esse partido para fazer frente aos capitalistas, ou viveremos sempre sendo explorados por esses.

Acorda trabalhador, não nos deixemos mais ser enganados!
Pelo fim da exploração do homem pelo homem!
Pelo fim do capitalismo!
Pelo Partido Operário Revolucionário!

+ Política

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

Fora Bolsonaro e o Golpe Militar!

A crise está instalada no futuro governo com a denúncia de corrupção contra a família...

O que está acontecendo na França?

O que está acontecendo na França?

Os protestos que têm acontecido na França nas últimas semanas representam um dos principais sintomas...

A classe operária entrará em movimento?

A classe operária entrará em movimento?

A situação de levante popular na França indica uma mudança na situação da luta de...

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

A crise do lulismo e a luta dos trabalhadores

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, liberou esta semana o julgamento de...

O fim do Lulismo

O fim do Lulismo

  A condenação de Lula de 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção...

Liberdade para Lula!  Fora Bolsonaro e o golpe militar!

Liberdade para Lula! Fora Bolsonaro e o golpe militar!

O depoimento de Lula no dia 14 de novembro, sobre o processo do sítio de...

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr19 capa

Números Anteriores


AcordaTI 01capa  


 Acorda Vargem Grande 0 capa


Acorda Educador 0 capa