Quinta, 22 Fevereiro 2018

sergiomoro

Em 24 de janeiro de 2018, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, RS, será julgado o recurso à condenação em primeira instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 9 anos e 6 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá. Lula é acusado de ser o dono oculto do apartamento, que teria sido adquirido por meio de aceitação de vantagem ilícita, ou seja, propina. A manutenção da sentença tem como consequência imediata a inviabilidade da candidatura Lula nas próximas eleições devido a Lei da Ficha Limpa.

Esse é o intuito dos golpistas. Impedir a candidatura Lula para aplainar caminho para a vitória de um candidato da extrema direita, como ponte para acabar de vez com o regime democrático burguês e instaurar um regime de força, de tipo bonapartista, que consiga impor todos os ataques à classe trabalhadora exigidos pelo imperialismo norte americano. É por isso que a Operação Lava Jato e as sentenças de Moro são seletivas, tem alvos claros e não trata igualmente todos os denunciados e citados.

Atualmente, quem dá as cartas na política brasileira é o Poder Judiciário. Como evolução natural do processo golpista, com a desmoralização dos partidos políticos, dos outros poderes da República (Executivo e Legislativo) e do regime político de conjunto, a última palavra sempre é do Supremo Tribunal Federal (STF). E nesse caso não será diferente. Uma eventual confirmação da condenação ensejará um recurso ao STF, ainda que em piores condições.

A Operação Lava Jato, ponta de lança do regime de exceção no país, promove condenações criminais de seus inimigos políticos no maior descaramento, à revelia da Constituição Federal, contando com o apoio da burguesia nacional e internacional como parte do projeto global de direitização da política.

Aqui o escândalo é grande, pois a condenação é baseada em indícios e convicções. Não há provas cabais, sem contar que há um vício passível de nulidade no processo, onde o juiz Sérgio Moro proferiu uma sentença sem levar em consideração a denúncia do Ministério Público, na verdade contrariando a denúncia, pois essa não apresentava provas. Moro, então, baseou a condenação em fato alheio à denúncia que é a delação premiada, também sem provas, de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS.

Outro problema para a acusação é que o triplex, “fruto de propina”, de “propriedade de Lula”, foi penhorado pela justiça federal do Distrito Federal para pagar dívidas da OAS. Essa penhora faz prova de que o triplex não é de Lula, pois está inscrito no registro de imóveis no CNPJ da OAS.

Apesar de todos os erros judiciários crassos, o mais provável é a manutenção da sentença. E essa condenação de Lula por mecanismos extralegais, típicos de um regime de exceção, é um ataque a todo o movimento operário, e por isso deve ser repudiada, pois segue o mesmo sentido da criminalização dos movimentos sociais e aprofunda o processo do golpe de Estado.

Contra os ataques da direita!
Abaixo o regime de exceção!

 

Lula para os trabalhadores ou para os capitalistas?

lulaealiados

Ser contra a condenação de lula não significa abrir mão de criticar sua política de conciliação de classes.

É preciso lembrar que Lula e o PT não são santos. Se a situação política chegou a tal ponto, de um golpe de Estado em aprofundamento, e da possibilidade da exclusão de Lula do processo eleitoral e, na dinâmica, da criminalização do PT como organização criminosa com a consequente cassação dos direitos políticos dos petistas, a responsabilidade é principalmente do PT e da CUT, instituições que dirigem o movimento de massas no Brasil.

Essas organizações se construíram em cima do ascenso de lutas da classe operária, mas desde o começo traíram a classe implementando uma política de conciliação com os patrões. Os treze anos de governo do PT foram a coroação da traição, quando conformaram sucessivos Governos de Frente Popular, em composição com a burguesia, sob o controle do imperialismo norte americano.

Os governos petistas, baseados no alto preço das commodities no mercado mundial, garantiram os lucros da burguesia, pagaram pontualmente a dívida pública e amorteceram as lutas com suborno dos dirigentes operários e migalhas para a população pobre. Mas, após a crise de 2008, que se fez sentir com tudo, no Brasil, em 2012, esse modelo de governo de tipo Frente Popular já não servia mais para a burguesia avançar na expropriação de mais valia dos trabalhadores. Situação que ensejou o golpe parlamentar do impeachment, na sequência o golpe do judiciário e nos jogou no pântano político atual de um claro regime de exceção que ruma na direção de um fechamento ainda maior do regime.

Essa política capituladora impulsionada pelo PT em primeiro lugar, mas seguida pelo conjunto da esquerda, deve ser denunciada para todo o movimento de massas e em primeiro lugar para os trabalhadores organizados nas categorias da base da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que é o setor mais avançado da classe operária. A política que prioriza os processos eleitorais, que prioriza a via parlamentar, e coloca as lutas em segundo plano, ou até em último lugar, só pode levar o movimento a um beco sem saída.

Essa política traidora é que faz a direção do PT e da CUT e de toda a burocracia sindical e política se opor a um levante popular que já poderia ter mandado para o espaço o governo Temer há muito tempo. Não é à toa que essas direções burocráticas desmarcaram duas greves gerais em 2017, não levaram a luta consequente contra os projetos de lei das terceirizações e da reforma trabalhista e agora, também, não está movendo uma palha contra a reforma da previdência.

Mas apesar de todas as evidências da falência da política de conciliação de classes, o PT articula um possível novo governo de Frente Popular com o convite para Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente do Senado Federal, ser vice na chapa de Lula. Esse é o plano B petista, que na verdade sempre foi o plano A, governar com a burguesia. Mesmo sabendo que depois será engolido pelos golpistas de plantão. Portanto, cabe colocar algumas questões: Terá o Lula rompido com a burguesia? Em que valerá um novo mandato de Lula? Caso seja eleito Lula anulará a reforma trabalhista? Cancelará a reforma da Previdência? Lula romperá com o capital e governará para os trabalhadores? A Frente Popular e a CUT, que agora convocam para atos em defesa de Lula e da democracia, organizará doravante contra os ataques aos trabalhadores? 

Morte ao capitalismo!
Nenhuma ilusão nas eleições burguesas!
Não à colaboração com os capitalistas!
Por um governo dos trabalhadores da cidade e do campo!

+ Política

A pacificação do movimento de massas na China e região

A pacificação do movimento de massas na China e região

Na China, o sindicalismo é estatal. O movimento operário foi atrelado ao estado e se...

Os negócios da China

Os negócios da China

Como ficou claro no 19º Congresso do Partido Comunista Chinês, que aconteceu em outubro, o...

O custo da aceleração produtiva chinesa

O custo da aceleração produtiva chinesa

O custo da aceleração produtiva chinesa se relaciona, em primeiro lugar, com um alto grau...

A China no contexto da crise mundial

A China no contexto da crise mundial

Um componente muito importante para compreender o aprofundamento da crise capitalista mundial é entender claramente...

A crise do grande capital e a “resposta” do PT

A crise do grande capital e a “resposta” do PT

A queda na taxa de lucros mundial, entre 2012 a 2017, foi de 25% segundo...

Ciro Gomes é uma alternativa?

Ciro Gomes é uma alternativa?

A eventual candidatura de Ciro Gomes recebendo grande parte dos votos que seriam de Lula,...

A “inviabilidade” da política Lula

A “inviabilidade” da política Lula

A política Lula não conseguiria aplicar com a dureza que o imperialismo quer os ataques...

Lula e o fim da esquerda atual

Lula e o fim da esquerda atual

A condenação de Lula recentemente pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal) dá continuidade à política do...

Contra as privatizações no Rio Grande do Sul

Contra as privatizações no Rio Grande do Sul

Na madrugada de 8 de fevereiro de 2018, a Assembleia Legislativa gaúcha aprovou por 30...

A crise mundial e a paralisia da esquerda

A crise mundial e a paralisia da esquerda

O aprofundamento da crise capitalista mundial avança a passos largos, mas o movimento de massas...

Todos são culpados até que se prove o contrário?

Todos são culpados até que se prove o contrário?

Supremo Tribunal Federal: Prisão após condenação em 2º Grau?   No último período, a conjuntura...

Greve Geral contra a "Reforma" da Previdência

Greve Geral contra a "Reforma" da Previdência

O ano de 2018 inicia com fortes ataques da patronal à classe trabalhadora. E em...

Lula condenado e agora?

Lula condenado e agora?

No dia 24 de janeiro de 2018, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4),...

O julgamento de Lula

O julgamento de Lula

Em 24 de janeiro de 2018, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), com...

Por uma vida sem tarifas!

Por uma vida sem tarifas!

As tarifas do transporte público na grande São Paulo passaram de R$ 3,80 para R$...

O Roundup mata

O Roundup mata

Arnaldo Alves tem 55 anos e mora no município de Caculé, no sul da Bahia....

Temer, Cristiane Brasil e a extrema direita

Temer, Cristiane Brasil e a extrema direita

O episódio da nomeação da deputada federal  Cristiane Brasil (PTB-RJ) para assumir o Ministério do...

A crueldade da “Reforma Trabalhista” com os deficientes

A crueldade da “Reforma Trabalhista” com os deficientes

A “Reforma Trabalhista” com o tempo vem revelando seus aspectos mais cruéis. Começou com a revogação...

O indisfarçável fantasma de Michel Temer

O indisfarçável fantasma de Michel Temer

Desde o golpe parlamentar que depôs Dilma Rousseff (PT), o grande capital internacional vem tentando...

A culpa é do piloto, a segunda morte de Teori Zavascki

A culpa é do piloto, a segunda morte de Teori Zavascki

Em Janeiro de 2017, o Brasil foi surpreendido com a morte do ministro do Supremo...

Burguesia manifesta preocupação com fiasco das privatizações

Burguesia manifesta preocupação com fiasco das privatizações

Setores da burguesia mais intimamente ligados ao imperialismo manifestam preocupação com suposto fiasco das privatizações...

Associação de juízes e fundação de militares fraudam 20 milhões de reais

Associação de juízes e fundação de militares fraudam 20 milhões de reais

  A Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (AJUFER) obteve falsos empréstimos da Fundação...

2018:  ano de lutas ou mais um ano  de traição da burocracia?

2018: ano de lutas ou mais um ano de traição da burocracia?

A burocracia sindical e da esquerda pequeno burguesa que nos últimos tempos traiu todas as lutas...

2018, com ressaca de 2017

2018, com ressaca de 2017

O governo Temer foi um governo fraco desde o golpe que depôs Dilma Rousseff, isto...

A teoria da "cegueira deliberada" e o estado de exceção no Brasil

A teoria da "cegueira deliberada" e o estado de exceção no Brasil

Nesse final de ano, pautas jurídicas dominam a política. Gilmar Mendes soltando da prisão, agora,...

Ministros do TST contratados pelo Bradesco

Ministros do TST contratados pelo Bradesco

O jornal “O Estado de S. Paulo” publicou em seu edital hoje, dia 23/12, uma...

Argentina: a crise econômica por detrás dos protestos

Argentina: a crise econômica por detrás dos protestos

A crise econômica na Argentina é monumental. Em outubro, uma das agências reguladoras de qualificação...

Deu até no New York Times: Fraude eleitoral em Honduras

Deu até no New York Times: Fraude eleitoral em Honduras

“O olho cego da América para o tirano de Honduras” esse é o título da...

Uma nova revolta Palestina: por que não acontece?

Uma nova revolta Palestina: por que não acontece?

Após a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre querer mudar a embaixada...

Venezuela: uma situação relativamente sui generis

Venezuela: uma situação relativamente sui generis

Sai um pouco fora da regra da política na América Latina, a situação da Venezuela...

Argentina! acende o pavio?

Argentina! acende o pavio?

O que tem em comum a crise na Argentina, no Brasil e na Venezuela? Recentemente,...

Dos “outsiders” da direita à extrema direita

Dos “outsiders” da direita à extrema direita

Outros candidatos “outsiders” (os que saem de fora dos partidos políticos) têm se desgastado muito...

A crise da política “bolsonarista” de Alckmin

A crise da política “bolsonarista” de Alckmin

Geraldo Alckmin busca se posicionar como candidato às eleições de 2018 disputando posições com Jair...

Apodrece o regime político

Apodrece o regime político

O apodrecimento do regime político brasileiro tem acelerado. A partir do golpe de Estado que...

Caxias do Sul/RS: Impeachment do Prefeito Daniel Guerra (PRB)

Caxias do Sul/RS: Impeachment do Prefeito Daniel Guerra (PRB)

Na terça-feira, 12 de dezembro, a Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul, RS, aprovou...

Jerusalém e o fim da "democracia" norte-americana no Oriente Médio

Jerusalém e o fim da "democracia" norte-americana no Oriente Médio

A crise que se abriu após as declarações do presidente norte-americano Donald Trump em relação...

Perspectivas da evolução da luta de classes no Brasil

Perspectivas da evolução da luta de classes no Brasil

Estamos presenciando atualmente, um período marcado por ataques históricos de todos os lados pelo capital...

Ascenso das ocupações urbanas: tendência ao levante operário

Ascenso das ocupações urbanas: tendência ao levante operário

O acirramento da crise capitalista no Brasil e o aprofundamento dos ataques “neoliberais” levado adiante...

O que fazer perante a traição da “frente popular”?

O que fazer perante a traição da “frente popular”?

  A pergunta sobre o que fazer perante a política de conciliação de classes tem...

Lula será candidato?

Lula será candidato?

Lula está dominando o cenário eleitoral. Para tirá-lo das eleições será necessário fazer uma manobra...

A “frente popular” se integrou ao governo Temer

A “frente popular” se integrou ao governo Temer

Novamente, as paralisações do dia 5 de dezembro não passaram de uma farsa. A “greve...

O golpismo avança no mundo

O golpismo avança no mundo

No Brasil, o golpismo se institucionalizou com as declarações públicas dos generais, que ao nem...

A “hondurização” da América Latina

A “hondurização” da América Latina

  A crescente política golpista mundial tem na linha frente os Estados Unidos. O endurecimento...

Uma troika de generais governa os Estados Unidos

Uma troika de generais governa os Estados Unidos

Neste momento, o governo dos Estados Unidos se encontra controlado por três generais. Essa situação...

Pela construção de uma verdadeira greve geral!

Pela construção de uma verdadeira greve geral!

A convocação da “Greve Geral” para o dia 5 de dezembro acabou se transformando num...

A crise do Judiciário ... rumo ao golpe militar

A crise do Judiciário ... rumo ao golpe militar

A nomeação de Segovia para a chefia da Polícia Federal abriu mais uma crise porque...

A crise do PMDB ... e da Lava Jato

A crise do PMDB ... e da Lava Jato

A crise do PMDB, principal partido do governo, também só cresce. Nesses dias aconteceu a...

A guerra dos gasodutos

A guerra dos gasodutos

A guerra civil na Síria teve na base, em primeiro lugar, a guerra das siglas...

 Qual é a pior “crise humanitária”?

Qual é a pior “crise humanitária”?

Muito tem se falado na propaganda imperialista mundial, nas últimas semanas, sobre a crise humanitária...

O incêndio do Oriente Médio

O incêndio do Oriente Médio

De acordo com a imprensa burguesa, a guerra na Síria estaria chegando ao fim. Essa...

Nacional

Lula e o fim da esquerda atual

13 Fevereiro 2018
Lula e o fim da esquerda atual

A condenação de Lula recentemente pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal) dá continuidade à política do imperialismo para a América Latina iniciada em 2014. A política do PT, que é uma...

Contra as privatizações no Rio Grande do Sul

12 Fevereiro 2018
Contra as privatizações no Rio Grande do Sul

Na madrugada de 8 de fevereiro de 2018, a Assembleia Legislativa gaúcha aprovou por 30 votos a 18 o Projeto de Lei Complementar 249/2017 que autoriza o Rio Grande do...

Todos são culpados até que se prove o contrário?

31 Janeiro 2018
Todos são culpados até que se prove o contrário?

Supremo Tribunal Federal: Prisão após condenação em 2º Grau?   No último período, a conjuntura nacional está fortemente marcada pelo avanço do Poder Judiciário sobre o regime político. O melhor...

Educação

Banco Mundial, gerente da educação brasileira

14 Fevereiro 2018
Banco Mundial, gerente da educação brasileira

A década de 1970 foi marcada pelo revés no modo de regulação capitalista, devido à crise do petróleo, a expressão da crise capitalista em geral. Ganharam força as propostas de...

Educação infantil na mira do prefeito de Belo Horizonte

18 Dezembro 2017
Educação infantil na mira do prefeito de Belo Horizonte

Prefeito de Belo Horizonte quer penalizar educadores, crianças e mulheres.   Diante do enorme déficit de vagas para atender às crianças da capital mineira na educação infantil, o prefeito encontrou...

São Paulo: O sucateamento da educação pública

30 Novembro 2017
São Paulo: O sucateamento da educação pública

Por Salomão Ximenes, Fernando Cássio e Silvio Carneiro (Professores da UFABC e pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade) A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) abriu...

Gazeta Revolucionária [pdf]

capa gr4

Saiba Mais

O efeito colateral na esquerda

O movimento de massas está paralisado no Brasil e mesmo...

A morte terceirizada no Carnaval...

No último Domingo dia 04/02 o jovem Lucas Antônio Lacerda...

Socialismo pequeno burguês e os...

Para quem pensa que a CIA (Agência Central de Inteligência...

RS: Abaixo o plano de...

  A política aplicada pelo governo de José Ivo Sartori...

Socialismo pequeno-burguês e "teoria das...

A crítica concreta e ideológica das teorias pequeno-burguesas representa um...