Quarta, 21 Novembro 2018

veneno

Arnaldo Alves tem 55 anos e mora no município de Caculé, no sul da Bahia. Trabalhador rural desde o dia que nasceu. Até a década de 1980, tinha a enxada como sua principal ferramenta de trabalho. O machado, a foice e o ferro de cortar arroz também eram suas ferramentas, embora menos usadas. Até essa época, praticamente não se usava adubo para nenhuma das plantações como arroz, feijão, milho, mandioca ou fumo. Escolhia-se as boas terras e nela cultivava-se dez, doze ou mais anos. Em seguida, eram transformadas em pastagens. Arnaldo tem oito irmãos; 5 mais velhos e 3 mais novos que ele. Todos roceiros. Homens e mulheres. Meninos e meninas. Em 2017, só ele continua na lavoura; os outros foram trabalhar em cidades próximas.

A capina das roças de milho, feijão e arroz aconteciam nos meses chuvosos de outubro, novembro e dezembro. Janeiro ainda chovia muito. Todos faziam troca de dia, a turma toda, uns 20 ou 30 homens faziam aquele mutirão e capinavam uma roça em dois ou três dias; dependia do tamanho e das exigências do dono. Mas o dono das terras era o fazendeiro, proprietário de 100, 200, 300 alqueires (mineiros) ou mais, que arrendava a troco de um terço do que era produzido. O trabalhador rural fazia tudo, da preparação da terra, cerca, plantio, capina, colheita até colocar no paiol do proprietário de terras. Este não precisava trabalhar; tinha muitos com terra nenhuma ou com pouca terra para sobreviver. As ferramentas eram para o cultivo e as mais simples possíveis, uma extensão mesmo do braço e da mão. A terra erva virada com um arado puxado por quatro ou seis bois, enquanto o candeeiro ia à frente, geralmente o mais novo; não raras vezes uma criança, o adulto segurava o arado com maestria para não deixar quebrar-lhe o bico nas raízes ou pedras que ainda ficavam no solo.

A alimentação da família era farta mas com pouca variedade. Criava-se galinhas e alguns porcos, pois tudo era cozinho na banha de porco. A carne era cozida e conservada dentro de uma lata no meio da banha, por isso a famosa carne de lata do interior. Enfim a vida era muito simples e as condições precárias. Nunca houve tempo bom para o trabalhador rural num país que sequer fez reforma agrária.

O sonho da maioria dos trabalhadores rurais era que pelo menos seus filhos não permanecessem na roça. Uma pequena minoria engajada em movimentos sociais no campo é que despertava para a necessidade de uma revolução, onde cada um pudesse ter sua própria terra e condições para produzir nela. Esse sonho meio que se realizou por caminhos tortos. Grande parte da população rural foi obrigada a migrar para as cidades e vender lá sua força de trabalho por valores muito baixos.

Começa a “Revolução Verde” 

Foi na década de 1970 que a população urbana ultrapassou a rural e foi nessa década que foi lançado um veneno muito conhecido hoje pelo nome de Roundup (pronuncia-se 'ráund-ap'). Hoje seu uso é generalizado e não apenas os agricultores têm feito uso extensivo deste produto. Também na cidade ele tem sido usado até para fazer a “limpeza” de terrenos baldios, calçadas, ruas com paralelepípedos, pequenas hortas, etc. O pequeno agricultor se vê obrigado à usá-lo sob pena de não poder manter suas plantações visto que é incapaz de pagar por mão de obra.

O Roundup é um pesticida produzido pela empresa Monsanto. Na década de 1990, vieram os grãos geneticamente modificados capazes de suportar grandes quantidades do veneno no combate ervas daninhas. De lá pra cá, a Monsanto fez muita propaganda enganosa a respeito do veneno inclusive de que ele seria biodegradável; mas após ser condenada na França e nos próprios Estados Unidos, a empresa foi obrigada a retirar do rótulo das embalagens a falsa informação.

Paralelamente a difusão do veneno, pequenas, mas sérias pesquisas, quase sempre negligenciadas pelas autoridades, foram mostrando a relação entre o seu uso e diversas doenças como Alzheimer, autismo, anencefalia, câncer (cerebral, de mama, intestinal etc.), diabetes, depressão, doenças cardíacas e hepáticas, doença de Parkinson, doenças respiratórias e muitas outras. Em 2009, o francês Gilles-Eric Séralini, professor de biologia molecular, publicou sua pesquisa feita com células de recém-nascidos, onde constatou que o Roundup matava as células em poucas horas.

A Monsanto produz para matar

“A Companhia Monsanto é uma indústria multinacional de agricultura e biotecnologia. Situada nos Estados Unidos é a líder mundial na produção do herbicida glifosato, vendido sob a marca Roundup. Também é, de longe, o produtor líder de sementes geneticamente modificadas (transgênicos), respondendo por 70% a 100% do market share para variadas culturas…. Hoje já está dominando o mundo.” (Wikipedia.com) É a maior produtora de herbicidas do mundo.

Durante a Guerra do Vietnam (1961-71), os Estados Unidos usaram cerca de 100 milhões de litros do chamado “Agente Laranja” que era pulverizado nas florestas para desfolhar as árvores e tirar a camuflagem dos Vietcongs. Até hoje os efeitos das dioxinas (um tipo de toxina) podem ser verificados na população bem como nos veteranos de guerra que solicitaram pesquisas para entrarem com pedidos de indenizações. Entre as desgraças mais comuns foram detectados problemas respiratórios e câncer. Hoje pesquisas feitas por cientistas norte-americanos relacionam as altas taxas de crianças com síndrome de Down e desfiguração facial extrema entre as crianças vietnamitas (estimativas apontam 150 mil), quase cinquenta anos após o fim da guerra. A Monsanto e a Dow Chemicals eram quem produziam essas toxinas para serem despejadas sobre a população vietnamita.

Contudo, além do uso diretamente na guerra, com o objetivo de matar, a Monsanto produz herbicidas que têm envenenado o meio ambiente, a população em geral e causado enormes danos a saúde humana e de outros animais.

Lei de “Cultivares” 

Em 1997 foi aprovada no Brasil a Lei de Proteção de Cultivares (LEI Nº 9.456 de 25.04.97), sob o pretexto de que as empresas que fazem pesquisas de plantas gastam milhões, a lei proíbe que os agricultores tenham e retirem sementes das suas próprias plantações. Ou seja, todos têm que comprar a semente da empresa que investiu na pesquisa naquela planta. Ficou estabelecido, portanto, o monopólio privado da propriedade dos vegetais no Brasil. Imediatamente a Monsanto se pôs a comprar empresas brasileiras como a Paraná Sementes e a Agroceres.

Tornando-se praticamente um monopólio da Monsanto toda a produção de sementes e pesquisas no Brasil, foi bastante propagandeado que a Lei de Proteção de Cultivares não era como a lei de patentes, pois outras instituições e pessoas poderiam usar aquela planta geneticamente modificada para produzir outra mais “evoluída”, nada mais falso porque a Monsanto praticamente ficou sem concorrentes. Por enquanto, não é uma legislação que abrange todos os tipos de vegetais, mas é claro que a Monsanto trabalha neste sentido.

Hoje o Glifosato (Roundup) é o agrotóxico mais usado no Brasil, compatível com as sementes geneticamente modificadas pela Monsanto, Syngenta, Bayer, Basf, Dow e Dupont.  Diversos organismos científicos e políticos têm tentando a sua proibição mundo afora, mas o peso das grandes multinacionais se vê pelo nome. O lucro mais uma vez se sobrepõe a qualquer vantagem sobre a saúde dos seres humanos e do Planeta. Esse é o modelo do agronegócio que comemora recordes de produção com o uso de mais de centenas de toneladas de agrotóxicos nos plantios. Assim vão alimentando a pobreza até ver o que faz com ela; os ricos podem pagar e consomem somente produtos orgânicos.

+ Política

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

Militares brasileiros, nacionalistas ou golpistas?

A vitória de Jair Bolsonaro no Brasil faz parte da guerra “silenciosa” (híbrida, assíncrona, ou...

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

Dia de luta contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro/Paulo Guedes

  A chapa Bolsonaro/Paulo Guedes venceu as eleições presidenciais de 2018 porque o PT, apoiado...

Agora como farsa?

Agora como farsa?

Por Paulo Uribe A partir de golpe de Estado, em 31 de março de 1964,...

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Golpe militar em andamento. O que fazer?

Os ataques contra os trabalhadores vêm de maneira acelerada com o governo Bolsonaro. Praticamente todos...

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

“Lei do Abate”, autonomia da polícia

Quais as consequências para os trabalhadores e a população pobre e negra dos subúrbios? Por...

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

As centrais sindicais devem chamar uma Plenária Nacional de Mobilização

O governo Bolsonaro já está, de fato, no comando do país. Nenhuma medida do governo...

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

A “esquerda” legalizou o golpe “bolsonarista”

  Desde o impeachment de Dilma, que foi um golpe parlamentar, a direita apertou o...

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

Como lutar contra o governo Bolsonaro?

As eleições de outubro de 2018 representaram uma das maiores fraudes dos últimos tempos. A...

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

Contra o golpe militar em andamento! Nenhum acordo com Bolsonaro!

No segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, venceu a fraude eleitoral do imperialismo norte-americano,...

Against the military coup in progress

Against the military coup in progress

BRAZIL No agreements with Bolsonaro   In the second round of presidential elections in Brazil,...

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

28 de outubro - Eleições de carta marcada - 00confirma

Nos últimos dias antes das eleições, ficou claro que além de ser um circo eleitoral,...

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Bolsonaro, o Trump brasileiro

Encontro de Eduardo Bolsonaro com Steve Bannon Foto: Reprodução A vitória de Donald Trump em...

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Muito mais que eleições, os trabalhadores precisam se organizar para lutar

Por Antônio Fernando Analisando a conjuntura atual, vemos que a crise do sistema, que só...

O PT como oposição golpista consentida

O PT como oposição golpista consentida

É importante fazer a discussão do processo eleitoral compreendendo o contexto do golpe de Estado...

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Bolsonaro não é fascista! Pode ser uma ameaça ainda maior!

Por Sergio Lessa Há uma enorme confusão na avaliação do cenário político nacional, nestes dias...

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

Por que a vitória de Bolsonaro é praticamente certa?

O grande ponto que deve ser avaliado, em se tratando das eleições no Brasil, é...

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

A saga de um traidor. Doria e sua política (neo) liberal

Por Florisvaldo Lopes     No debate realizado pela TV Bandeirantes, o candidato do PSDB...

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Segundo turno. Duas caras da mesma moeda

Por Florisvaldo Lopes Após uma grande polarização entre Haddad (PT), uma aposta do imperialismo europeu,...

Haddad faz gol contra

Haddad faz gol contra

A campanha do PT no segundo turno está bem diferente da campanha do primeiro turno....

Haddad é Lula?

Haddad é Lula?

Recentemente apareceu nas notícias que Fernando Haddad teria visitado o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal...

Haddad, semeando derrotas

Haddad, semeando derrotas

A recente campanha de Fernando Haddad tem se mostrado um desastre completo que está conduzindo...

Haddad joga para perder

Haddad joga para perder

A campanha de Fernando Haddad, como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno...

Haddad joga para perder no 2º turno?

Haddad joga para perder no 2º turno?

    As eleições de 2018 acontecem como parte do processo golpista e servem para...

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

A delação de Palocci pode derrubar Haddad?

Recentemente foram liberadas pelo juiz Sergio Moro as delações do ex-ministro Antonio Palocci, há 6...

O STF e o Golpe

O STF e o Golpe

O golpe de Estado no Brasil progride com contradições, mas progride. Já temos falado várias...

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Voto nulo nas eleições golpistas #00confirma

Na semana passada foi realizada na grande mídia uma campanha de desconstrução da candidatura de...

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Mudança imperialista aos 45 minutos do 1.º tempo do jogo político no Brasil.

Por Florisvaldo Lopes O imperialismo, principalmente o norte-americano, que deu o golpe na dita “democracia”...

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

Haddad “adotado” pelos Rothschild?

É corrente nos meios de comunicação de massas a afirmação de que as eleições deste...

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

Rachaduras na candidatura Bolsonaro

O evento mais importante da semana foi a matéria de capa da revista The Economist,...

O roteiro golpista no Brasil

O roteiro golpista no Brasil

O golpe de Estado deve ser visto como um processo que começa em 2005 na...

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

A candidatura Haddad e as eleições golpistas

Esta semana tivemos a oportunidade de observar como a burguesia manipula o processo eleitoral especificamente...

América Latina rumo ao precipício

América Latina rumo ao precipício

A crise capitalista mundial tem forte influência no Brasil e na América Latina. O centro...

Bolsonaro e os militares

Bolsonaro e os militares

  Na atual conjuntura, é muito válida a célebre máxima do grande filósofo alemão Friedrich...

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

Haddad, Bolsonaro e o Golpe

O “atentado” contra Jair Bolsonaro, candidato à presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL),...

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

Venezuela – qual o significado das novas medidas econômicas?

  Entrou em vigor, no dia 20 de agosto, o pacote de medidas econômicas adotas...

Aos trabalhadores brasileiros

Aos trabalhadores brasileiros

Por Florisvaldo Lopes Caros camaradas, Nesse momento em nosso país enfrentamos uma das maiores crises...

Bolsonaro - mais que uma facada

Bolsonaro - mais que uma facada

O recente ataque a Bolsonaro durante caminhada em Juiz de Fora/MG, acabou representando todo um...

Como se posicionar nas eleições golpistas?  #00Confirma

Como se posicionar nas eleições golpistas? #00Confirma

O candidato tucano do PT, Fernando Haddad, pode até decolar, mas vai encontrar muitos ataques...

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

É ilusão pensar que é possível repetir o governo Lula

  A propaganda eleitoral do Partido dos Trabalhadores está calcada em cima da perseguição política...

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

Lula com 40% e o imperialismo ainda não definiu seu candidato

  Lula é líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto para presidente da república....

Haddad X Bolsonaro no 2º turno?   #00confirma

Haddad X Bolsonaro no 2º turno? #00confirma

  Esta semana, as pesquisas de intenção de voto à Presidência da República deram a...

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

O que revelam as pesquisas eleitorais - #00confirma

A esquerda ligada à política eleitoreira e de conciliação de classes tem impulsionado uma série...

#00confirma

#00confirma

A ditadura do judiciário fica cada vez mais clara em todos os sentidos, apesar deste...

O imperialismo e os donos da padaria

O imperialismo e os donos da padaria

Para quem diz que Alckmin é o candidato natural do imperialismo tem de ver que...

O circo eleitoral

O circo eleitoral

O ponto que devemos destacar nessa semana é a continuidade do circo eleitoral. O debate...

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

  O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva...

A China no mercado mundial

A China no mercado mundial

A China é um elemento muito importante de estabilidade do capitalismo mundial. Para estabilizar a...

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

Os erros da política do PT são mantidos ocultos aos olhos da maioria dos trabalhadores....

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

Gazeta Revolucionária [pdf]

 gr16 capa

 gr15capa