Segunda, 20 Agosto 2018

 fraud

A Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (AJUFER) obteve falsos empréstimos da Fundação Habitacional do Exército (FHE) que causaram desvio de dinheiro em torno de 20 milhões de reais.

“Em carta aos associados, em setembro, o presidente da AJUFER, Leonardo Paupério, afirmou que, ‘para superar o gosto amargo desse passado, não há outro remédio senão apurar as responsabilidades e clamar por Justiça.’

No texto, ele faz referência a reportagem da Folha de julho, que definiu a fraude como o mensalão da toga, que corre o risco de ficar impune.

Com recursos obtidos em sucessivos contratos fictícios, a associação rolou mensalmente empréstimos não quitados; parte do dinheiro era desviado ou depositado em contas de laranjas.” (Folha de S. Paulo, 5/1/2018).

O esquema criminoso durou de 2000 a 2009:

“Entre 2000 e 2009, a Associação dos Juízes Federais da 1ª Região (Ajufer) obteve empréstimos da Fundação Habitacional do Exército por meio de contratos fictícios, usando dados cadastrais de juízes e desembargadores federais que desconheciam o ardil.”

O fato foi revelado pela Folha em novembro de 2010.” (Idem).

O juiz federal presidente da AJUFER disse também que:

“Passados sete anos desde a descoberta daquela década de fraudes, os fatos ainda não foram suficientemente esclarecidos e os responsáveis permanecem impunes”. (Idem)

Ainda segundo a Folha de S. Paulo:

“Ele lembra que ‘mais de 20 milhões teriam sido desviados de maneira fraudulenta e criminosa’. Até hoje não se sabe o destino do dinheiro.” (Folha de S. Paulo, 5/1/2018).

Inclusive já foi decretada a prescrição (no popular: que o processo caducou) com relação a um juiz federal envolvido no caso.

Ainda é informado que os ex-diretores da Fundação Habitacional do Exército foram apontados como agiotas e doleiros.

Acrescente-se que foi informado que:

“A atual diretoria da Ajufer contratou, por R$ 50 mil, o escritório do advogado Jorge Amaury Nunes, de Brasília, para ingressar como assistente de acusação em duas ações penais que tramitam vagarosamente no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que engloba o  DF e 13 Estados.” (Idem).

Além disso tudo, foi informado que:

“A denúncia foi oferecida ao TRF-1 pelo Ministério Público Federal em dezembro de 2014. Só foi recebida em maio de 2016. Até agora, segundo a Ajufer, os réus não foram citados.(Nota da GR: não foram chamados ao processo para terem conhecimento do mesmo, isso na esfera judicial, porque na administrativa interna, no próprio Tribunal Federal Regional da 1ª Região, houve uma apuração fajuta que não deu em nada como veremos a seguir)” (Idem).

Por outro lado, em entrevista ao lado da matéria, sobre as providências adotadas pela AJUFER e pelo próprio Tribunal Federal na esfera administrativa, o juiz federal presidente da AJUFER, à pergunta “Qual foi a atuação inicial da Ajufer?, respondeu que:

“Passado o susto, iniciou-se uma apuração interna, por uma comissão de sindicância. Esses fatos depois foram levados à corregedoria do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Pela gravidade dos fatos, a expectativa era que fosse feita uma apuração rigorosa e exemplar num tempo razoável. As sanções dos magistrados envolvidos foram branda, insatisfatórias. A apuração das responsabilidades ainda não aconteceu.” (Idem).

Em outra pergunta formulada (Como os juízes veem essa demora?), o juiz presidente afirmou que:

“A maioria dos juízes federais da primeira região tem interesse direto no esclarecimento desses fatos que nos envergonham, porque colocaram o nome da Justiça Federal nas páginas policiais.”

O Tribunal de Contas da União (TCU) citou ex-dirigentes da Fundação Habitacional do Exército como responsáveis solidários.

Segundo a Folha, a referida Fundação informou que:

“se trata de processo classificado, pelo TCU, com confidencialidade restrita, sobre o qual não vai se pronunciar.” (Idem).

O advogado do principal juiz acusado disse que só se manifestará nos autos. O acusado, em depoimento à corregedoria sobre a Fundação do Habitacional do Exército que esta “tinha conhecimento de todos os contratos e os assinava sem opor qualquer resistência.” (Idem).

Um dos juízes acusados disse à corregedoria que “não tinha consciência da dimensão dos fatos em apuração, devido à confiança que depositava no diretor financeiro...”, o principal juiz acusado. (Idem).

Outra juíza acusada, em depoimento à corregedoria, afirmou que: “assinava cheques em branco, na confiança que depositava no juiz...”, de novo o principal acusado, e que “também foi uma das associadas lesadas.”

O Poder Judiciário e o Exército são instituições do Estado burguês que são atores principais no golpe de estado ainda em andamento, iniciado em 2017.

Essas instituições burguesas submetem-se aos ditames do imperialismo, sobretudo o norte-americano, que sempre utiliza o pretexto do combate à corrupção para deflagrar  golpes de estado pelo o mundo afora, como o que está ocorrendo no Brasil, sendo que, como sabemos, a corrupção e a exploração são inerentes ao capitalismo. 

O judiciário é uma das mais conservadoras e reacionárias instituições burguesas e seu membros não se submetem ao sufrágio universal, ao voto.

Por outro lado, o Exército, desde o golpe de 1964 adotou a Doutrina de Segurança Nacional, elaborada pela CIA, FBI e o Departamento de Estado norte-americano, onde enxerga apenas o inimigo interno, ou seja, os cidadãos brasileiros. Tanto que agora no golpe de 2017 o exército está sendo utilizado de forma permanente contra a população do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, etc., a pretexto da defesa da ordem, ironicamente dessa organização criminosa que se apoderou do poder, liderada por Michel Temer e Rodrigo Maia.

Assim, há necessidade de que os juízes sejam eleitos, submetam-se ao sufrágio universal, com o fim da vitaliciedade (os juízes hoje são que nem os reis, ficam no poder até a morte, são vitalícios. Na verdade eles se consideram deuses, porque até os reis chegam a ser decapitados e perdem a coroa, o que não acontece com os juízes), podendo ter seus mandatos revogados a qualquer tempo pelo Conselho Operário Revolucionário.

Por outro lado, é fundamental a formação de comitês de autodefesa e a organização de milícias operárias e populares a partir dos sindicatos, com a perspectiva do armamento do proletariado.

Assim sendo, necessária a destruição do Estado burguês e de suas instituições, para a instauração de um governo operário e camponês, com a expropriação da burguesia e do imperialismo, dos meios coletivos de produção, como fábricas, empresas, bancos, reforma e revolução agrária, monopólio do comércio exterior, inaugurando uma economia planificada rumo ao socialismo.

+ Política

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

A candidatura de Lula e o bonapartismo do Judiciário

  O Partido dos Trabalhadores (PT) registrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva...

A China no mercado mundial

A China no mercado mundial

A China é um elemento muito importante de estabilidade do capitalismo mundial. Para estabilizar a...

Crise na Turquia

Crise na Turquia

O caso da Turquia é muito interessante porque revela que a crise se desenvolve meio...

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

PT. Nem demônio como fala a direita, nem anjo como defende a esquerda

Os erros da política do PT são mantidos ocultos aos olhos da maioria dos trabalhadores....

Debate ridículo entre os presidenciáveis

Debate ridículo entre os presidenciáveis

O fato mais relevante dessa semana foi o debate dos candidatos à Presidência da República...

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

O PT enrolado em miríades de recursos judiciais

Após a deposição do PT do governo em 2016, orquestrada pelos Estados Unidos e aplicada...

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

O Alckminduto do PSDB e do Centrão

Geraldo Alckmin, ou Chuchu como já foi chamado, com seu nariz de Pinóquio, que nos...

A crise capitalista pelo mundo

A crise capitalista pelo mundo

Dia a após dia, a crise da economia capitalista mundial aprofunda e se manifesta nos...

O desemprego, o golpe e as eleições

O desemprego, o golpe e as eleições

A situação do Brasil é gravíssima devido o alto grau de desemprego. O desemprego não...

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa....

Programa de governo do PT favorece o golpe

Programa de governo do PT favorece o golpe

Nos últimos dias, vimos no site do PT que a cúpula desse partido divulgou um...

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

Estratégia extraparlamentar do imperialismo

O avanço do imperialismo é totalmente extraparlamentar, para impor um governo duro, devido à crise...

O PT como um partido da ordem

O PT como um partido da ordem

O PT tem uma estratégia totalmente atrelada ao regime político e não ultrapassa em absolutamente...

A crise das eleições de 2018

A crise das eleições de 2018

A crise política no Brasil abarca o conjunto do regime político. Não é à toa...

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

Desvendando "as loucuras" de Donald Trump

O governo de Donald Trump se encontra cada vez mais numa aparente loucura total. Recentemente...

O imperialismo está pedindo água

O imperialismo está pedindo água

A decadência do sistema capitalista imperialista é monumental. A taxa de lucros dos monopólios, segundo...

Devorados pelo Judiciário

Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do...

A política do imperialismo alimenta a crise

A política do imperialismo alimenta a crise

A política mundial é um reflexo da crise econômica, ela tem papel de responder essa...

Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos...

A crise da direita e as contradições do golpe

A crise da direita e as contradições do golpe

  As ações golpistas, no Brasil, seguem no sentido do controle do regime político pelo...

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

A esquerda ornitorrinco e as eleições de outubro

Seria importante, neste momento, que a esquerda pudesse evitar fazer a repetição da história como...

Luta operária e sindical no Brasil

Luta operária e sindical no Brasil

Para contextualizar dialeticamente os sindicatos e a luta operária devemos analisar a partir do início...

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

Nem Lula transferindo votos salva a esquerda da crise

  A situação nacional está marcada por uma enorme crise econômica que atinge o país...

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

Para os amigos as benesses da lei, para os inimigos o rigor da lei!

  A “luta contra a corrupção” não é nada mais do que uma desculpa utilizada...

O STF no centro do furacão

O STF no centro do furacão

   Para avaliar em que ponto o golpe de Estado no Brasil se encontra hoje...

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

Na crise capitalista mundial: revolução cultural ou revolução proletária?

  A esquerda pequeno-burguesa promove a ideia de que a revolução seria feita pelo conhecimento,...

Contagem regressiva para a guerra mundial

Contagem regressiva para a guerra mundial

Após a crise capitalista mundial de 2008 as contradições interimperialistas começaram a aumentar, principalmente entre...

A Rede Globo e o FBI

A Rede Globo e o FBI

  Desde a crise de 2008 o mundo não e mais o mesmo, os grandes...

Copa do Mundo e Golpe de Estado

Copa do Mundo e Golpe de Estado

É absolutamente normal que a burguesia, principalmente sua ala direita, promova manipulações utilizando o futebol...

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Voto Nulo nas Eleições Golpistas!

Estamos vivendo, hoje, no Brasil, um processo político de golpe de Estado. Apesar de que...

A Coreia do Norte e a crise mundial

A Coreia do Norte e a crise mundial

Para entender a crise geral que está aberta é preciso entender a evolução política mundial...

Estava cheia de si e dormiu

Estava cheia de si e dormiu

 A situação nacional ainda está marcada pela ressaca do movimento dos caminhoneiros. Aumentou o desgaste...

Ciro Gomes com o pé na lama

Ciro Gomes com o pé na lama

A crise política no Brasil dispara como reflexo da crise econômica. Os candidatos da direita...

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

A crise da direita é a crise da dominação capitalista

O problema no Brasil deve ser sempre entendido dentro da evolução da crise capitalista mundial...

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

Os caminhoneiros e a guerra híbrida

O ponto central do balanço é se essa greve foi uma greve em si, se...

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Bate continência aqui e mantenha o respeito

Reunião de militares candidatos em Brasília, dia 8 de maio de 2018 Apareceram nos últimos...

A crise capitalista na Itália

A crise capitalista na Itália

 Há dez anos da crise de 2008, a economia capitalista mundial vem se mantendo em...

E por falar na CIA

E por falar na CIA

  O regime político no Brasil e no mundo avança para um regime mais duro,...

A esquerda sobre rodas

A esquerda sobre rodas

    O movimento dos caminhoneiros, ocorrido nos últimos dias de maio, colocou o governo...

A Crise na Venezuela

A Crise na Venezuela

A Venezuela é um caso muito interessante, sui generis. Foi o primeiro país a entrar...

 A política de terra arrasada para a Petrobras

A política de terra arrasada para a Petrobras

  A política que tem sido aplicada na Petrobras é uma política de terra arrasada...

A "frente popular" e o balaio de gatos

A "frente popular" e o balaio de gatos

A política real do PT, que encabeça a Frente Popular, é a política de Frente...

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

A crise das eleições e da "legalidade" golpista

  Nesses dias se "comemorou" dois anos de governo Temer no Brasil. Neste governo Temer o...

A verdade sobre a  luta contra a corrupção

A verdade sobre a luta contra a corrupção

  Em primeiro lugar o imperialismo norte americano assim como o imperialismo como um todo,...

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

Pela unificação das lutas dos trabalhadores rumo a uma Greve Geral

  Era certo que, mais dia, menos dia, aconteceria um movimento de protesto dos caminhoneiros...

A esquerda integrada ao regime

A esquerda integrada ao regime

Marx estabeleceu uma luta muito grande contra os setores oportunistas dentro do movimento operário europeu...

A crise do regime político

A crise do regime político

  A teoria fundamental sobre o Estado burguês foi colocada amplamente na Ideologia Alemã, no...

A luta de classes

A luta de classes

  No Manifesto Comunista, escrito em 1848, Marx e Engels distinguem as classes sociais fundamentais...

Nacional

A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

03 Agosto 2018
A Ditadura do Judiciário e a libertação de Lula

O golpe de Estado no Brasil, capitaneado pelo Poder Judiciário, avança de vento em popa. Com a aproximação do prazo final para inscrições de candidatos ao cargo de Presidente da...

Devorados pelo Judiciário

20 Julho 2018
Devorados pelo Judiciário

A ilusão da esquerda nas instituições do Estado burguês fica manifesta com a postura quase que religiosa de confiança na Justiça burguesa. Porém, esse crédito na isenção dos julgadores brasileiros...

Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

19 Julho 2018
Esquerda dá verniz democrático às eleições golpistas

Qual é a relação entre o golpe de Estado em curso no país e as eleições marcadas para o mês de outubro? Temos que entender que esses dois eventos não...

O judiciário golpista e a liberdade de Lula

18 Julho 2018
O judiciário golpista e a liberdade de Lula

No domingo, dia 8 de julho, fomos surpreendidos com o ato de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que funciona como segunda instância da "República de...

Luta operária e sindical no Brasil - Parte II

13 Julho 2018
Luta operária e sindical no Brasil  - Parte II

Para entender qual deve ser a tendência da burocracia para o futuro dos sindicatos devemos analisar dialeticamente o sindicalismo no Brasil. A ditadura Vargas do Estado Novo nos anos 40...

Gazeta Revolucionária [pdf]

Saiba Mais

Massacre ao povo palestino (parte...

A Intifada palestina     Intifada significa revolta, ou literalmente...

Massacre ao povo palestino (parte...

A criação do Estado de Israel Não foi da noite...

Massacre ao povo palestino (parte...

Sionismo praticando a necropolítica em Gaza     A propósito,...

Massacre ao povo palestino (parte...

Nakba, 70 anos de assassinatos No dia 14 de maio...