Segunda, 21 Maio 2018

trump 2

A política protecionista dos Estados Unidos, sob a Administração de Donald Trump, acirra a competição no mercado mundial que se expressa na política militar e em contradições em vários lugares no mundo. Essa política é ainda mais acirrada pelo confusionismo total da política de Trump. A política Trump implodiu a política não só do Obama, mas dos Estados Unidos como um todo, para o Oriente Médio, que agora se tornou um caos. Aumentaram as contradições com a Turquia, que é um aliado muito próximo, membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte); a situação está muito crítica na Síria, no Iêmen e na Palestina; a situação é periclitante na Arábia Saudita e em Israel; a situação é grave em relação ao Japão, à Coréia do Norte e, principalmente, a China e a Rússia, etc. Portanto, o imperialismo está aplicando políticas que cada vez mais têm se tornado mais arriscadas para a própria supervivência do capitalismo mundial. As contradições com a Europa têm disparado.

A crise mundial é muito grande. Os Estados Unidos têm uma bomba relógio que é a dívida pública. Desde as décadas de 1970 e 1980 para cá, os Estados Unidos têm se transformado num grande devedor. Possuem uma dívida pública explosiva, que já supera os U$ 20 trilhões. E tudo isso numa situação em que a China tem vendido títulos do tesouro norte americano, e isso tem criado descompensações com outros mecanismos da disputa mundial como a China e a Rússia tentando suplantar o padrão ouro, apesar de que mais de 60% das transações ainda continuam sendo feitas em dólares.

Sob o impacto de um novo colapso capitalista mundial, os Estados Unidos serão obrigados a manter a economia girando. E como farão isso? Por enquanto a inflação está baixa, mas se sair do controle, que acontecerá? Será necessário acelerar a emissão de títulos públicos, a moeda podre etc., e isso, conduz a uma situação de descontrole. Ou seja, se trata da saída de uma situação mais ou menos de inflação sob controle e até de deflação, para ir à uma situação hiper inflacionária.

A Alemanha, em parte, se recuperou da crise pós-Segunda Guerra Mundial basicamente dessa maneira, mas hoje a mesma política impactaria uma economia mundial atingida por enorme crise que somente vem piorando.

Rumo a uma grande destruição de forças produtivas

Para o próximo período, se tem uma situação que não necessariamente continuará a deflacionar. A deflação é um problema grave, pois há uma baixa de consumo reprimido junto com uma recessão grande, que pode levar a uma estagflação, ou seja, uma economia recessiva com uma situação de hiperinflação. E essa poderia ser a maneira que o imperialismo norte americano encontraria para continuar com a economia funcionando. Porém, conforme Vladimir Ilich Lênin apontou, há mais de cem anos atrás, não há nada mais revolucionário do que a inflação, porque tende a criar uma grande situação de desestabilização. Em resumo, a situação de crise é grande e tende a acontecer no próximo período, em algum momento, uma nova crise semelhante a de 2008, pois tudo o que levou a crise de 2008 está presente novamente e tende a se exacerbar.

O papel da China como estabilizador ainda continua. É um ponto muito importante, mas é preciso ver por quanto tempo. Em algum momento, mais cedo ou mais tarde, a tendência é que venha a estourar. Quanto mais demorar o novo estouro, maior ele será. A partir daí, há outra série de considerações. Uma delas relacionadas às crises inter imperialistas; outra relacionada com as potências regionais, que é uma situação em que há uma série de acordos e desacordos. Por exemplo, recentemente, houve a declaração do presidente russo, Vladimir Putin, sobre novas armas de defesa, principalmente de mísseis nucleares balísticos; obviamente, há as eleições russas, mas fica claro que se num certo momento a situação sair do controle, facilmente poderá passar para uma guerra de enormes proporções nucleares, e mundial. E tudo isso se relaciona com a atual situação de crise mundial que só pode ir para mais crise, porque a crise é estrutural e não tem saída por vias normais.

A única saída capitalista, para a crise capitalista mundial, seria uma grande destruição de forças produtivas, que pode ser por uma enorme guerra, com muito maior destruição da que já existe hoje. Isso é o que sempre aconteceu desde 1847, quando da primeira crise capitalista mundial, que inclusive esteve na base das revoluções europeias de 1848. O capitalismo continua o mesmo, mas com crises ainda mais exacerbadas. Hoje, as contradições sociais estão relativamente contidas, com a classe operária mundial paralisada, mas em algum momento, no próximo período, a situação irá estourar rumo a um grande enfrentamento das classes sociais contraditórias, a burguesia e o proletariado.

Rumo a um confronto aberto de classes

As contradições sociais aparecem hoje, em primeiro lugar, entre diversos setores da burguesia, devido a que a classe operária está paralisada por causa da traição da burocracia que é gigantesca e vergonhosa, tanto a nível político, sindical, social etc. Essa luta que, na aparência, parece uma luta entre os setores da burguesia, tem no fundo a luta de classes.

No Brasil, o objetivo do imperialismo não é expropriar a Odebrecht, ainda que já esteja expropriando, também busca expropriar a Embraer, a Petrobras, o setor aéreo, o setor elétrico etc. A luta, em última instância, é uma luta econômica, mas o objetivo principal é expropriar a classe operária, aplicar a reforma trabalhista, a reforma da Previdência, reduzir os salários, retirar os programas sociais, e assim sucessivamente.

Portanto, não se trata de uma luta de classes entre frações da burguesia, que, até certo ponto, estão aliadas contra os trabalhadores. A burguesia local acaba se submetendo à burguesia imperialista, por causa do temor a uma insurreição popular. Mas o golpe principal vem contra os trabalhadores, e isso que é a base da luta de classes. A luta econômica em primeiro lugar, tende a se refletir em algum momento na superestrutura política. Sempre aconteceu assim nos últimos 10 mil anos de civilização; sempre a toda ação corresponde uma reação. Sempre quando há um acúmulo de ataques, a situação social estoura. Há toda uma série de manobras para que os ataques venham num crescendo gradual para evitar uma grande desestabilização.

O papel estabilizador principalmente da China, na região Pacífico da Ásia, ainda serve como um certo pulmão do mundo capitalista. Mas é preciso verificar a sobrevida desse papel. Há a política do Novo Caminho da Seda, e uma outra série de manobras que de conjunto representam uma maneira de apagar incêndio com gasolina, pois ainda que dê resultados no início, só pode levar a maiores crises. O aumento da circulação de mercadorias numa situação de superprodução só pode dar lugar a crises ainda piores. O funcionamento das leis intrínsecas ao capitalismo não pode ser eliminado.

+ Política

Argentina: o elo mais fraco

Argentina: o elo mais fraco

    O governo Macri é uma verdadeira escola de neoliberalismo tentando aplicar as políticas...

A crise capitalista total

A crise capitalista total

  A teoria da crise capitalista está bem desenvolvida justamente nesse colosso do marxismo que...

O resto do mundo e o Oriente Médio

O resto do mundo e o Oriente Médio

Ao aprofundamento da crise capitalista nos países desenvolvidos tem se somado a crise de países...

O aprofundamento da crise na América Latina

O aprofundamento da crise na América Latina

    No Brasil, em 1997, houve uma situação parecida com a da Argentina hoje,...

Geraldo Alkmin, dois passos para o alvo

Geraldo Alkmin, dois passos para o alvo

  Agora, o que está acontecendo, dentro da caixa de Pandora aberta pela Operação Lava...

Mortes e prisões no dia do trabalhador

Mortes e prisões no dia do trabalhador

  A política oficial do PT teve como resultado um 1 º de maio, em...

O desespero petista

O desespero petista

    O 1 º de maio de 2018 representou um divisor de águas, marcou...

Quem poderia atender melhor o imperialismo?

Quem poderia atender melhor o imperialismo?

Há uma luta entre alas da burguesia. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, aderiu ao...

O primeiro motor do golpe

O primeiro motor do golpe

De acordo com a revista The Economist, de 28 de janeiro de 2017, a taxa...

Um golpe sem pausas

Um golpe sem pausas

    No último período, o golpe de Estado no Brasil, continua se desenvolvendo a...

A América Latina nas garras do imperialismo

A América Latina nas garras do imperialismo

A política do imperialismo norte-americano para a América Latina é única. Não se trata de...

O imperialismo quer um Bonaparte para governar o Brasil

O imperialismo quer um Bonaparte para governar o Brasil

Além do que está na linha de frente do golpismo, há o que está na...

A insustentável defesa do menchevismo

A insustentável defesa do menchevismo

As atividades do 1º de maio de 2018 demonstraram o fracasso absoluto da frente popular,...

A paralisia vai durar até quando?

A paralisia vai durar até quando?

  Até esse momento, o imperialismo ainda não impulsionou grandes mobilizações de massas dirigidas pela...

Não se trata da luta do bem contra o mal

Não se trata da luta do bem contra o mal

  O imperialismo organiza sua política para aumentar os ataques contra as massas A esperança...

1º de Maio de 2018 foi um fiasco no Brasil

1º de Maio de 2018 foi um fiasco no Brasil

   O fiasco do 1º de Maio no Brasil mostrou a evidente crise da política...

O fim do governo Temer e a prisão de Aécio Neves

O fim do governo Temer e a prisão de Aécio Neves

  A crise política avança no Brasil. O governo Temer está liquidado. Tanto é assim...

Três projetos políticos que enganaram o povo brasileiro

Três projetos políticos que enganaram o povo brasileiro

Por Florisvaldo Lopes Claro que desde sempre o eleitor é enganado com os discursos demagógicos...

Governo Pimentel, a ex-querda capitalista

Governo Pimentel, a ex-querda capitalista

O governo de Fernando Pimentel (PT) é uma lástima e de uma venalidade impressionante. Fingindo...

O ovo da serpente contra a noite dos proletários

O ovo da serpente contra a noite dos proletários

Tudo na vida e na sociedade nasce, evolui, chega à sua maturidade e depois entra...

Frente ampla com Ciro Gomes e outros golpistas

Frente ampla com Ciro Gomes e outros golpistas

No atual cenário político, com Lula fora do cenário eleitoral, os candidatos que realmente têm...

A crise material da política de frente popular

A crise material da política de frente popular

No Brasil, a política de frente popular começou a entrar em crise de maneira muito...

Bashar al-Assad, Putin, Xi Jinping, Lula – Que defesa?

Bashar al-Assad, Putin, Xi Jinping, Lula – Que defesa?

Uma coisa interessante é que o bombardeio da Síria pelos Estados Unidos, França e Reino...

O declínio da frente popular e a prisão de Lula - I

O declínio da frente popular e a prisão de Lula - I

A prisão de Lula e os acontecimentos da Síria com o bombardeio recente dos Estados...

A crise do Oriente Médio no contexto mundial

A crise do Oriente Médio no contexto mundial

Temos observado na imprensa capitalista mundial que os Estados Unidos tenta fazer uma campanha contra...

A crise mundial e a implosão do PT

A crise mundial e a implosão do PT

Em 2012, a política de contenção da crise mundial acabou fracassando. A tentativa de contê-la...

O nacionalismo do PT

O nacionalismo do PT

A política do PT no governo gerou algumas contradições, embora que pequenas, com o imperialismo....

As leis do capital em ação

As leis do capital em ação

O desenvolvimento tecnológico é imposto pela própria concorrência capitalista porque, se ele não avançar, leva...

Série: Golpe de Estado

Série: Golpe de Estado

O efeito borboleta e a prisão de Lula  Recentemente a prisão de Lula ocorreu da...

O efeito borboleta e a prisão de Lula

O efeito borboleta e a prisão de Lula

Recentemente a prisão de Lula ocorreu da maneira mais incrível e, para os analistas mais...

O imperialismo no epicentro dos golpes

O imperialismo no epicentro dos golpes

No Brasil, o imperialismo norte-americano depôs a presidenta Dilma Rousseff, encarcerou o ex presidente Lula...

Contra Lula e Temer: a mesma política imperialista na América Latina

Contra Lula e Temer: a mesma política imperialista na América Latina

    Neste momento após o indeferimento do habeas corpus do ex-presidente Lula no STF...

Construir um partido para a revolução e não para a eleição

Construir um partido para a revolução e não para a eleição

Um fantasma gerado pela maior crise econômica do capitalismo ronda o mundo, uma guerra catastrófica...

Todos às ruas para barrar o avanço do golpe de Estado!

Todos às ruas para barrar o avanço do golpe de Estado!

O sinistro juiz Sérgio Moro não perdeu tempo para expedir a ordem de prisão de...

STF nega Habeas Corpus para Lula

STF nega Habeas Corpus para Lula

GOLPE DE ESTADO DÁ UM PASSO ADIANTE O Supremo Tribunal Federal em sessão plenária realizada...

A crise capitalista se espalha

A crise capitalista se espalha

Recentemente, fomos surpreendidos pela prisão dos amigos do presidente da República do Brasil, Michel Temer,...

A prisão dos amigos de Michel Temer

A prisão dos amigos de Michel Temer

O que significa a prisão dos amigos de Temer envolvidos no esquema de propinas recebidas...

Racha no STF eleva a crise às alturas

Racha no STF eleva a crise às alturas

O racha no Supremo Tribunal Federal (STF) ficou evidente e sua crise foi às alturas...

As eleições sem Lula e o golpe militar

As eleições sem Lula e o golpe militar

  Quatro pontos devem ser considerados na hora de avaliar essas duas questões. Em primeiro...

A crise do STF e a luta de classes

A crise do STF e a luta de classes

O fato de não ter ocorrido a reunião informal dos ministros do STF marcada para...

O governo do PT e o golpe contra os trabalhadores

O governo do PT e o golpe contra os trabalhadores

As coisas devem ser analisadas como elas são, a política vai avançando conforme a evolução...

Concentração da crise no governo federal

Concentração da crise no governo federal

A crise se concentra justamente no governo federal. Um caso que ilustra bem essa realidade...

 O assassinato da vereadora do PSOL no Rio  e a reação errada da esquerda

O assassinato da vereadora do PSOL no Rio e a reação errada da esquerda

  O assassinato de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, do PSOL, representa mais...

Combate ao tráfico é novo álibi do golpe

Combate ao tráfico é novo álibi do golpe

Chama muito a atenção que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, tenha partido para...

A prisão de Lula e a ditadura do Judiciário

A prisão de Lula e a ditadura do Judiciário

Cada vez fica mais claro que o estado de exceção que existe hoje no Brasil...

A classe operária está morta?

A classe operária está morta?

No Brasil, somados a todos os ataques que o imperialismo impõe que sejam aplicados, como...

América Latina, a onda agora é contra o crime organizado

América Latina, a onda agora é contra o crime organizado

O aprofundamento da crise capitalista se reflete em todas as regiões do mundo, inclusive na...

Mar do Sul da China, uma zona de risco

Mar do Sul da China, uma zona de risco

O aprofundamento da crise também se revela na crise do imperialismo no Mar do Sul...

Os gasodutos da discórdia

Os gasodutos da discórdia

Como explicar as contradições entre a Administração Trump e a Rússia, sendo que Trump tentou...

Os deslocamentos na Síria e região

Os deslocamentos na Síria e região

No Oriente Médio, a crise escala em cima da Síria e do Iêmen. O governo...

Nacional

Geraldo Alkmin, dois passos para o alvo

11 Maio 2018
Geraldo Alkmin, dois passos para o alvo

  Agora, o que está acontecendo, dentro da caixa de Pandora aberta pela Operação Lava Jato, é que os procuradores querem ir além do PT porque são elementos, no geral,...

Mortes e prisões no dia do trabalhador

11 Maio 2018
Mortes e prisões no dia do trabalhador

  A política oficial do PT teve como resultado um 1 º de maio, em 2018, tão comportado que, além de ter sido um desastre, ninguém chegou a ser preso....

O desespero petista

11 Maio 2018
O desespero petista

    O 1 º de maio de 2018 representou um divisor de águas, marcou o colapso da política de “frente popular”, encabeçada pelo PT. A esquerda burguesa e pequeno...

Quem poderia atender melhor o imperialismo?

11 Maio 2018
Quem poderia atender melhor o imperialismo?

Há uma luta entre alas da burguesia. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, aderiu ao golpe e à “teoria do domínio do fato” de mala e cuia. Aquela estória de...

Não se trata da luta do bem contra o mal

04 Maio 2018
Não se trata da luta do bem contra o mal

  O imperialismo organiza sua política para aumentar os ataques contra as massas A esperança da “frente popular” de que o órgão do Judiciário A, B ou C, venha a...

Educação

Fatiamento na luta da educação em Belo horizonte

09 Maio 2018
Fatiamento na luta da educação em Belo horizonte

  A Educação Infantil está em greve desde o dia 23 de março em busca de melhores salários e condições de trabalho. Na última assembleia foi rejeitada a proposta do...

A greve da Educação Infantil continua em Belo Horizonte

03 Maio 2018
A greve da Educação Infantil continua em Belo Horizonte

Dia 03 de maio de 2018 – 7º dia de greve da Educação Infantil em BH Alexandre Kalil (o Kalílgula), prefeito de Belo Horizonte, mandou um recado para as professoras...

Corre a repressão sobre os educadores em Belo Horizonte

23 Abril 2018
Corre a repressão sobre os educadores em Belo Horizonte

No fim do ano de 2017, em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre kalil (PHS), uma espécie de Dória mineiro, resolveu abrir mais vagas na Educação Infantil e para isso utilizou-se...

"É que Narciso acha feio o que não é espelho"

22 Abril 2018
"É que Narciso acha feio o que não é espelho"

  "É que Narciso acha feio o que não é espelho" Caetano Veloso    Na semana passada, na tentativa de dar respostas à insatisfação da categoria com o governo Fernando Pimentel...

MORENO COMO VOCÊS? O REI SE INCLINA E MATA

19 Abril 2018
MORENO COMO VOCÊS? O REI SE INCLINA E MATA

Termina a greve dos educadores de Minas Gerais   No dia 18 de abril de 2018, com uma assembleia lotada, mas menor que as anteriores, foi aprovado o fim da...

Gazeta Revolucionária [pdf]

Saiba Mais

A economia vai de mal...

  A inflação no Brasil teria caído para 3%, segundo...

A mais-valia ameaçada

Com o aprofundamento da crise mundial, a margem de manobra...

Bashar al-Assad, Putin, Xi Jinping,...

Uma coisa interessante é que o bombardeio da Síria pelos...

As guerras híbridas

Trata-se de um método imperialista para atacar os países sem...

A crise da direita tradicional

A direita tradicional passou a ser colocada pelo imperialismo na...